Considere que você foi aprovado em um concurso público estadual para professor. Apesar de formado há alguns anos, você nunca teve a oportunidade de trabalhar em sala de aula, especialmente na rede pública. Com um misto de alegria e receio do novo, você resolve usar o método da etnografia para conhecer melhor os seus alunos e elaborar o seu planejamento. Apesar de preocupar-se com o programa de ensino que prevê um grande conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, você considera fundamental conhecer melhor os seus alunos antes de iniciar, efetivamente, os conteúdos do livro. Você sabe que isso pode atrasar-lhe, mas, ao mesmo tempo, sabe também que, com as informações obtidas, é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem da turma e recuperar o atraso adiante. Com base no método de investigação etnográfica, apresente, de forma sucinta, um plano de ação para a direção da escola, que deverá prever o conhecimento de seus alunos, antes de aprofundar o conteúdo do livro. No seu plano, apresente justificativa, objetivos, prazo, ações e resultados esperados.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Justificativa: Considerando que a Escola Estadual X está situada em uma área de grande vulnerabilidade social (pode ser área rural, quilombola, vila/favela ou qualquer outra característica que considere importante analisar) em que os pais de alunos têm pouca ou nenhuma escolaridade, observa-se que o desenvolvimento escolar dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido inferior ao esperado, tanto que a escola atualmente possui baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dessa forma, é importante realizar uma abordagem diferenciada para trabalhar-se com a alfabetização dos alunos matriculados na turma.
Objetivos gerais: Favorecer a realização de aulas que atendam às características específicas da turma, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos: Conhecer o modo de vida da comunidade em que a escola está situada e das famílias dos alunos da turma. Escolher/desenvolver métodos de ensino que sejam compatíveis com a realidade dos alunos. Criar condições que favoreçam o efetivo aprendizado dos alunos.
Prazo: O prazo não pode ser muito longo para não comprometer o ano letivo, mas não pode ser tão pequeno que não permita atingir os objetivos propostos (por exemplo: dois dias).
Ações: Fazer uma reunião de abertura com os pais, divididos em pequenos grupos, para que seja possível ouvir a todos com cuidado. Fazer rodas de conversa com as crianças, com atividades que as incentivem a falar sobre a sua família e o lugar onde moram (quais as suas percepções e sentimentos em relação a eles). Analisar o material didático disponível e adequar a metodologia de ensino de acordo com as características da turma.
Obs.: Podem ser planejadas ações para todo o ano letivo, desde que seja pensada uma ação inicial para diagnóstico e outras intervenções ao longo do ano.
Resultados esperados: Estabelecer uma relação de confiança com as crianças e suas famílias para que se sintam participantes ativos da escola. Conhecer situações específicas da comunidade, famílias e crianças que possam influenciar no seu processo de aprendizagem. Aprendizagem efetiva dos conteúdos previstos para a etapa.
Explicação:
Resposta:
Justificativa:
Considerando que a Escola Estadual X está situada em uma área de grande vulnerabilidade social (pode ser área rural, quilombola, vila/favela ou qualquer outra característica que considere importante analisar) em que os pais de alunos têm pouca ou nenhuma escolaridade, observa-se que o desenvolvimento escolar dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido inferior ao esperado, tanto que a escola atualmente possui baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dessa forma, é importante realizar uma abordagem diferenciada para trabalhar-se com a alfabetização dos alunos matriculados na turma.
Objetivos gerais:
Favorecer a realização de aulas que atendam às características específicas da turma, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos:
Conhecer o modo de vida da comunidade em que a escola está situada e das famílias dos alunos da turma. Escolher/desenvolver métodos de ensino que sejam compatíveis com a realidade dos alunos. Criar condições que favoreçam o efetivo aprendizado dos alunos.
Prazo:
O prazo não pode ser muito longo para não comprometer o ano letivo, mas não pode ser tão pequeno que não permita atingir os objetivos propostos (por exemplo: dois dias).
Ações:
Fazer uma reunião de abertura com os pais, divididos em pequenos grupos, para que seja possível ouvir a todos com cuidado. Fazer rodas de conversa com as crianças, com atividades que as incentivem a falar sobre a sua família e o lugar onde moram (quais as suas percepções e sentimentos em relação a eles). Analisar o material didático disponível e adequar a metodologia de ensino de acordo com as características da turma.
Obs.: Podem ser planejadas ações para todo o ano letivo, desde que seja pensada uma ação inicial para diagnóstico e outras intervenções ao longo do ano.
Explicação:
Resultados esperados:
Estabelecer uma relação de confiança com as crianças e suas famílias para que se sintam participantes ativos da escola. Conhecer situações específicas da comunidade, famílias e crianças que possam influenciar no seu processo de aprendizagem. Aprendizagem efetiva dos conteúdos previstos para a etapa.