Respostas
Resposta:
A República Velha iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.
Após a Proclamação da República, Deodoro da Fonseca foi escolhido como presidente provisório. Em 1891, o marechal foi eleito presidente do Brasil para um mandato de quatro anos, mas renunciou ao cargo e foi sucedido pelo seu vice, o marechal Floriano Peixoto, que permaneceu no cargo até o ano de 1894.
A Revolução de 1930 teve início em 3 de outubro de 1930. Guarnições militares rebeldes apoiadas por lideranças civis das dissidências oligárquicas rebelaram-se em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os revoltosos rapidamente chegaram à fronteira de São Paulo, onde se esperava uma grande batalha entre as forças legalistas e a poderosa Força Pública paulista. Pernambuco e Paraíba também se rebelaram, dominando quase todo o Norte, com exceção da Bahia.
Quando a guerra civil de grandes proporções parecia ser inevitável e fora de controle, em 24 de outubro, uma junta militar depôs o presidente Washington Luís, pivô da crise com as outras oligarquias estaduais. Em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas, líder da “Revolução de 1930”, foi empossado como chefe do Governo Provisório da nova República.