Respostas
Resposta:
INTRODUÇÃO:
Os candidatos Brizola e Maluf marcaram a eleição para presidente de 1989, onde ambos se ofenderam. Hoje em dia, nada é diferente pois, os debates presidenciais mostram como as palavras podem definir o posicionamento das pessoas, principalmente através das redes sociais onde elas fazem críticas sem se preocupar com os outros indivíduos.
COMENTÁRIO:
O parágrafo de introdução apresenta diversos problemas. Em primeiro lugar, é importante destacar a ausência de uma das principais funções da introdução: apresentação da tese. Apesar de ter contextualizado o tema, o autor não deixou seu posicionamento claro, tornando, assim, o parágrafo muito expositivo e pouco argumentativo. Além disso, há problemas de pontuação (vírgulas mal colocadas depois do “pois” e falta delas, quando necessárias). Há, também, problemas de coesão com o uso do conectivo “onde”, que só deve ser utilizado para fazer referência a lugares físicos. É interessante ressaltar, também, que não é interessante fazer generalizações no texto, como o autor fez ao dizer que “hoje em dia, nada é diferente”.
SUGESTÃO DE REESCRUTURA:
A eleição presidencial de 1989 ficou marcada pelo fervoroso embate entre os candidatos Brizola e Maluf. As ofensas herdadas do período ditatorial permaneceram ao longo de todos os encontros e chegaram à boca do povo. 25 anos depois, nada foi diferente: os debates presidenciais mostraram o quanto as palavras podem definir posições, e, desta vez, não chegaram só à boca do povo, mas também aos dedos, às redes sociais. Diante da falta de respeito em qualquer assunto e local, é válido refletir: há mesmo limites na liberdade de expressão no mundo de hoje?
BOM ESTUDO.