• Matéria: História
  • Autor: sabrinapinheiro1160
  • Perguntado 5 anos atrás

Siga-nos no aplicativo
8ª série
HISTÓRIA
Atividade 12 - Setembro/2020
Leia o texto e responda o questionário:
A formação social do Brasil Colônia.
Fundamentalmente três grandes grupos étnicos, o indígena, o negro africano e o branco europeu, principalmente o português, entraram na formação da sociedade colonial brasileira.

Os portugueses que vieram para o Brasil pertenciam a várias classes sociais em Portugal. A maioria era formada por elementos da pequena nobreza, do povo e pelos excluídos do país.

A sociedade colonialista era totalmente escravista e a economia latifundiária e baseada na monocultura. A cana-de-açúcar ocupava o posto de produto mais produzido, sendo o “carro-chefe” das grandes propriedades. Como o dinheiro girava em torno da produção agrícola, a maior parte da população se concentrava na zona rural. Os maiores cargos políticos eram ocupados por senhores de engenhos (coronéis), que eram também donos de escravos.



Os negros trazidos como escravos da África possuíam crenças, idiomas e valores distintos e não constituíam um povo homogêneo. No entanto, tudo isso foi sendo absorvido pelos portugueses e tribos indígenas que tambem tinham línguas e culturas distintas. Algumas eram inimigas entre si e isto era usado pelos europeus quando desejavam guerrear contra os portugueses.

.

No Brasil Colônia, o engenho era o centro dinâmico de toda a vida social. Isso possibilitava o “senhor da casa grande” concentrar em torno de si, grande quantidade de indivíduos e ter a autoridade máxima, o prestígio e o poder local. Em torno do engenho viviam os mulatos, geralmente filhos dos senhores com negras escravizadas, o padre, os negros escravizados, o feitor, o mestre do açúcar, os trabalhadores livres, estas habitações dos escravos, as senzalas, possuiu apenas o minimo para sobreviver.



A mineração também teve seu espaço no Brasil colônia, mas ao contrario da atividade que ocupava o meio rural, os mineradores se viviam no meio urbano, eram menos aristocráticos e intelectualmente mais evoluídos. Era comum no século XVIII, uma pessoa seu um grande minerador e latifundiário ao mesmo tempo. Portanto, a camada socialmente dominante era mais diversificada, ocupada por donos de escravos, grandes comerciantes e burocratas. Nessa época houve o surgimento de novas profissões como artesãos, pequenos comerciantes, intelectuais; estes habitavam as cidades.

01 – Qual a base econômica da Brasil Colonial?

Agricultura.

Comércio.

Indústria.

Pesca.
02 – Qual característica abaixo NÃO pertencia ao Brasil durante o Período Colonial?

Escravocrata,

Rural,

Patriarcal.

Urbana.
03 – Qual o principal produto agricola do Brasil Colônia?

Cana de açúcar.

Cacau.

Algodão.

Soja.
04 – Que nome recebiam as habitações dos escravos?

Colônia

Casa Grande.

Fazenda.

Senzala.
05 – Qual a base da mão de obra do Brasil Colonial?

Mista.

Escrava.

Assalariada.

Livre.



Respostas

respondido por: NowUnited456
4

Resposta:

01)- Agricultura.

02)- Urbana.

03)- Cana de açúcar.

04)- Senzala.

05)- Escrava.

ESPERO TER AJUDADO

(Minha primeira resposta)

Bons estudos


NowUnited456: se estiver errado,me desculpem
Perguntas similares