Gestão por Competências x Remuneração por Competências - Fernanda é gerente de recursos humanos de uma empresa de artigos para higiene e beleza. Após participar de um congresso na área, ela resolveu adotar um modelo de gestão por competências. Fernanda estava superanimada e tinha certeza que a empresa ganharia com essa opção. Ela começou a estimular os funcionários para cumprirem fielmente o conceito clássico de competência: conhecimento + habilidades + atitudes, inclusive promovendo alguns treinamentos. Passadas algumas semanas, Fernanda foi procurada por uma comissão de funcionários que levantou a seguinte questão: "se a empresa agora trabalhará baseada num modelo de gestão por competências, achamos justo que também tenhamos um modelo de remuneração por competências". Fernanda ficou numa situação delicada. Ela mal sabia o que era remuneração por competências. Como conciliar as duas coisas e como vender essa ideia para a diretoria? O que você diria para ela?
Respostas
Resposta:
Por meio da gestão por competências, a empresa pode alinhar os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas às necessidades reais. O primeiro passo é listar quais capacidades são consideradas essenciais para o sucesso da organização, por exemplo, trabalho em equipe, habilidades de liderança, foco em resultados, visão estratégica, etc. Em seguida, é necessário traçar um panorama do estágio atual do funcionário e determinar as necessidades de treinamento, os novos funcionários também devem ser baseados em habilidades estabelecidas, como resultado, os funcionários podem estar em estágios diferentes em termos de habilidades necessárias, embora algumas pessoas já tenham grandes habilidades, outras terão que percorrer um longo caminho. Neste ponto, começamos com recompensas de habilidade, profissionais mais competentes devem ser alocados de acordo com as necessidades da organização, e cada vez que uma pessoa se comprove capaz, ela deve ser capaz de progredir na estrutura de cargos e salários, a gestão deve fornecer suporte para preencher as lacunas que são críticas para melhorar a competitividade da empresa.
Explicação:
A estratégia que Fernanda pode utilizar para conciliar remuneração e competências é realizar o alinhamento dos conhecimento e habilidades que a empresa de fato necessita. Para melhor visualização, o processo foi divido em etapas:
- Listar quais são as capacidades que são essenciais para o sucesso de cada setor - como visão estratégica, inglês e entre outros.
- Traçar um panorama da situação atual de cada funcionário e em cima disso determinar as necessidades de treinamento - lembrando que cada colaborar estará em estágios diferentes quando trata-se de habilidades necessário, por isso compreender a realidade de cada um é primordial.
- Após o treinamento, começa-se a recompensa de habilidades onde os colaboradores mais habilidosos são alocados de acordo com as necessidades da empresa. Portanto, cada vez que uma pessoa adquire a capacidade, deve progredir na estrutura de cargos e salários.
OBS: o envolvimento da gestão é de suma importância para o desenvolvimento desse modelo, provendo suporte para o seus colaboradores.
O que é a gestão por competência x remuneração?
A gestão por competência x remuneração é um método utilizado dentro das organizações para incentivar o colaborador pelos seus serviços prestados, podendo ser realizado semanalmente, trimestralmente ou mensalmente. Portanto, pode ocorrer em diversos períodos sendo definido pela empresa para que mantenha seus colaboradores motivados.
Saiba mais sobre remuneração em:
brainly.com.br/tarefa/51226656
#SPJ2