Respostas
Explicação:
Vaporização
É um dos estados físicos da água que correspondem a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Nesse caso específico, a água pode se transformar de três formas: ebulição, evaporação e calefação. Para que a ebulição aconteça, a água precisa alcançar a temperatura de 100ºC (nível do mar). Uma aplicação do cotidiano é colocá-la para ferver. O sinal de que ela mudou de fase (entrou em estado de ebulição), é a formação de bolhas que se formam em toda extensão do líquido.
Solidificação
É um dos estados físicos da água que compreende a passagem do estado líquido para o sólido. É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.
Condensação
A condensação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem do estado gasoso para o líquido. Um exemplo desse processo é a formação de gotas d’água na parte interna da tampa da panela ao cozinhar alimentos ou ferver água.
Fusão
A fusão é um dos estados físicos da água em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.
Sublimação
A sublimação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem direta do estado gasoso para o sólido, sem passar pelo estado líquido. A naftalina é um exemplo de substância que passa facilmente por esse processo. A sublimação é um dos fenômenos pouco comuns na natureza, visto que acontecem, geralmente, em indústrias.