como essa doença ( Filariose) afeta a pessoa contaminadas e quais as complicações causadas pelos parasitos e explique como ocorre o ciclo de cada vida do parasito, incluindo neste ciclo os nomes corretos de cada hospedeiro e o nome do agente etiológico.
Respostas
Explicação:
Primeiro indicaremos o agente etiológico e o vetor:
- Agente etiológico: Wuchereria bancrofti
- Vetor: Culex Quiquefasciatus, também chamado de pernilongo
Ciclo de vida do verme
No Culex Quiquefasciatus:
O mosquito adquire microfilárias ao picar o ser humano infectado. Dentro do mosquito, a larva se desenvolve de 10 a 15 dias. Quando o mosquito faz um novo repasto sanguíneo, as larvas infectantes penetram pela pele e infectam o novo hospedeiro.
No ser humano:
Ao penetrarem na pele, as larvas vão para os vasos linfáticos, terminando seu desenvolvimento e diferenciando-se em sexos. As fêmeas, após fecundadas, irão produzir microfilárias, que serão adquiridas pelo mosquito, reiniciando o ciclo.
Como ela age no corpo humano
Nos vasos linfáticos, após se instalarem e terminarem seu desenvolvimento, os vermes se reproduzem e a pessoa pode não apresentar algum sintoma por anos, mas é detectável por meio de exames de sangue e de urina. Em longo prazo, após muitos vermes obstruírem os vasos, ocorre uma grande quantidade de linfa acumulada e um inchaço bem significativo em membros do corpo, normalmente os pés, parecendo patas de elefantes.