Respostas
Resposta:
A pérola, John Steinbeck
Explicação:
Numa comunidade apenas de índios que viviam da pesa, a pobreza imperava. Kino, um dos habitantes viuo seu filho Coyotito muito doente e disse para Juana:
“Vou encontrar uma pérola para que o nosso menino se cure”, disse Kino aflito lembrando-se que o médico apenas tratava pessoas que tivessem posses mas Kinno sabia que ali eram abundantes as pérolas.
Kino acabou por encontrar a maior pérola jamais vista e nela encontrou a cura para o seu filho e viu-se a casar com Juana: “casarnos-emos na igreja”, disse, cheia de esperança a mulher.
A pérola não trouxe felicidade a esta família, uma vez que a notícia desta posse correu depressa e muita gente perseguiu Kino que teve algum apoio do irmão: “Meu irmão, toda a aldeia te persegue, eu dou-te guarida esta noite mas sai de noite e vai pela floresta” (não seria bom para a família do irmão de Kino saber-se de tamanha riqueza naquela cabana).
Kino conhecia bem aquelas florestas,no entanto, também os ladrões que o perseguiam. (Kino estava com um semblante de preocupação e ouvia pequenos barulhos pois imaginava que estava a ser perseguido.
Num desses momentos, ouviu-se um tiro, vários tiros: “Os batedores”, disse Kino ainda que já conformado com a situação.
Num dos confrontos, um dos tiros acertou em Coyotito... O seu pai tinha-se tornado numa pessoa violenta e decidiu deitar a pérola fora, pois embora valiosa e bonita, trouxe apenas desgraça à família que, entretanto, regressou à aldeia. Coyotito havia morrido e decidiram continuar uma vida humilde embora agora cheia de tristeza.
É assim, a história de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava para a pobre família de pescadores.
Não sei fazer resumo,use o de cima