Glosario
O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX
constituiu como movimento
de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias sobre os
continentes africano e asiático. Com base nos textos, no glossário e mais alguma fonte que lhe for
disponível, elabore um breve texto, com suas palavras, discutindo as justificativas para o domínio
neocolonial na África e Ásia, com base nas teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo,
Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes atualmente.
Respostas
Os europeus, com sua visão etnocentrica e racista, apoiada pela distorção da teoria evolucionista criada por Darwin, acreditavam que cabia a eles civilizar as demais nações que não seguiam suas crenças, costumes, práticas, modo de viver, religião, etc.
Analisando e refletindo sobre o posicionamento imperialista dos europeus, podemos notar uma certa arrogância e intolerância direcionada à pluralidade e diversidade que é inevitavelmente encontrada ao redor do planeta, uma vez que o mundo é mundo.
O domínio neocolonial nos continentes da África e da Ásia tiveram como objetivo explorar o território para aumentar suas riquezas e matérias-primas, aumentar seus mercados consumidores e explorar a mão de obra barata dos povos dominados.
Neocolonialismo
A política neocolonialista aplicada pelas potências europeias, principalmente nos continentes africano e asiático, tinha como objetivo explorar o território para aumentar o nível de industrialização de seus países.
Essa neocolonização foi justificada com ideias baseadas no darwinismo social que afirmava que os povos africanos e asiáticos, ou seja, povos não brancos, eram incapazes de viver em sociedade.
Portanto o homem europeu, que, através de ideias racistas, se consideravam o berço da civilização, tinham a obrigação moral de realizar uma missão civilizatória nessas regiões.
Saiba mais sobre "Neocolonialismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1857500
#SPJ2