Cite 3 circunstância nas quais a prática de atividade física não é
recomendada e explique o motivo.
Respostas
Resposta:
A contraindicação da prática de exercícios não diz respeito à não realização da atividade física, mas sim à prática com cuidado e acompanhamento de um profissional de educação física para evitar qualquer complicação, como lesões e, até mesmo óbito em algumas situações, como por exemplo:
Cardiopatias
As pessoas que possuem cardiopatias, que são doenças relacionadas ao coração, como hipertensão e insuficiência cardíaca, por exemplo, devem praticar atividade física apenas com a autorização do cardiologista e acompanhadas por um profissional de educação física.
Pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é uma complicação na gravidez caracterizada por alteração na circulação sanguínea, diminuição da capacidade de coagulação do sangue e pressão alta. Quando essa situação não é tratada e controlada, pode haver parto prematuro e sequelas para o bebê, por exemplo.
Gripe e resfriado
Apesar dos exercícios promoverem o aumento da imunidade, a prática de atividade física intensa quando se está gripado, por exemplo, não é indicada. Isso porque a prática de exercícios de forma intensa pode agravar ainda mais os sintomas e retardar a melhora.