• Matéria: História
  • Autor: luanx11535
  • Perguntado 5 anos atrás

Um dos marcos do Governo Dilma Rousseff foi a instalação da Comissão Nacional da Verdade, em 2012. Na ocasião, todos os presidentes do período democrático, com exceção de Itamar Franco, falecido um ano antes, participaram da cerimônia: Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma.

Alguns anos antes desta instalação, o jornal Folha de São Paulo publicou o cartum abaixo.



Faça uma pesquisa acerca da Comissão Nacional da Verdade e analise o cartum acima. A partir disso, leia as seguintes afirmativas:

I. A principal finalidade da Comissão era a de investigar os crimes de Estado (prisões ilegais, perseguições políticas, torturas. assassinatos) e graves violações dos direitos humanos cometidos por agentes públicos desde 1946 até 1988.

II. O cartum faz referência aos crimes da ditadura militar de 64 (e suas vítimas, representadas por esqueletos) sendo escondidos ou não apurados. Por isso, é dito que pertencem a uma “história mal contada”: ainda restam opositores desaparecidos, torturadores, violadores de direitos e assassinos não punidos.

III. A Comissão Nacional da Verdade foi uma tentativa de elucidar a história mal contada dos crimes da ditadura. Tirar os esqueletos de “debaixo do tapete” para devolver corpos às famílias das vítimas (para serem enterradas), tendo o poder de punir os criminosos de Estado.

São corretas as afirmativas:

A
I, II e III

B
I e II

C
II e III

I e III

E
Apenas a afirmativa II

Anexos:

Respostas

respondido por: dudalira1231
21

Resposta:

Letra ´´B´´

Explicação:

TC online- Plurall


davitarga100: a sua justificativa deixou convincente hahahahah
biancajdyas: a dudinha geme play agora ajuda as pessoas ?
biancajdyas: melhor resposta
respondido por: gabioliveira44312
7

Resposta:

Letra B) I e II

Explicação:

Apenas as assertivas I e II estão corretas, porque descrevem a finalidade da Comissão Nacional da Verdade, bem como a mensagem do cartum, relacionada às investigações da Comissão. A assertiva III está incorreta, por conta tanto da menção à devolução dos corpos às famílias (que não foi possível no caso dos desaparecidos) quanto do poder de punir, que não está entre as atribuições da Comissão Nacional da Verdade.

Perguntas similares