• Matéria: História
  • Autor: PedroBastos111
  • Perguntado 5 anos atrás

[...] Antes da Primeira Guerra Mundial, o marco alemão, o xelim britânico, o franco francês e a lira italiana tinham aproximadamente os mesmos valores - quatro para um dólar. Ao fim de 1923, a taxa de câmbio do marco já era de um trilhão de marcos para um dólar - o que significa que a moeda havia perdido 99,9999999996% do seu poder de compra nesse período [...]

De acordo com o texto, a moeda alemã perdeu gradativamente seu valor durante o período entre guerras.

a) indica a crise econômica que bateu o país após a Primeira Guerra Mundial e é apontada como uma das causas da ascensão do nazismo.
b) indica o sucesso da economia na Alemanha, já que as notas mostram o crescimento da economia no país proporcionado pelo governo nazista.
c) foi o resultado do fracasso da Política de Apaziguamento, já que o Tratado de Versalhes afirmava a busca por equilíbrio entre as nações, com a Paz sem Vencedores.
d) foi resultado direto dos "Pontos de Wilson", política que permitiu o desenvolvimento igual dos países no pós-guerra
e) foi resultado do Grande Chamado nazista, uma política econômica nacionalista que pretendia impedir a ida de alemães para outros países.

se alguém puder ajudar ^^

Respostas

respondido por: leandroruivo12
2

Resposta:

a) A República de Weimar foi o período da história alemã compreendido entre os anos de 1919 e 1933, entre o fim da I Guerra Mundial e a ascensão do partido nazista ao poder. Os acontecimentos históricos deste período são resultado da reação de setores da sociedade alemã à derrota na I Guerra Mundial e influenciaram a eclosão da II Guerra Mundial.

A existência da República de Weimar pode ser dividida em três fases: uma fase de instabilidade política e econômica, entre 1919 e 1923; uma fase de recuperação e estabilização, entre 1923 e 1929; e uma nova fase de crise, decorrente da quebra da Bolsa de Nova Iorque e com a ascensão do nazismo, entre 1929 e 1933.

b) Nos primeiros anos do regime nazista ou nazi, a economia da Alemanha recuperou-se e cresceu de maneira extremamente rápida, o que foi considerado "um milagre" por muitos economistas, muito embora tenha se manifestado de maneira desigual. O desemprego de 1920 e do início de 1930 foi reduzido de seis milhões de desempregados em 1932 para menos de um milhão em 1936. A produção nacional cresceu 102%, de 1932 a 1937, e a renda nacional dobrou. Em 1933 a política econômica nazista ditada pelo Ministro da Economia Dr. Hjalmar Schacht queria diminuir o desemprego por meio da expansão de obras públicas e do estímulo a empresas privadas. O crédito governamental foi fornecido pela criação de fundos especiais de desemprego, concedeu-se isenção de impostos às empresas que aumentassem o emprego e seus gastos de capital em 1935, 1936, 1937 e 1938 o PIB alemão cresceu a uma taxa de 9% ao ano atingindo um crescimento de 11% em 1939. O governo alemão se declarava na época um defensor da livre iniciativa e da propriedade privada. Uma das principais bases da recuperação alemã foi o rearmamento, para o qual o regime nazista dirigiu sua força econômica, a indústria e o trabalho a partir de 1934. Sendo conhecido como Wehrwirtschaft (economia de defesa), que devia funcionar em tempos de paz e guerra e no período que antecede a guerra.

c) O Tratado de Versalhes foi um dos acordos de paz assinados com o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse conflito estendeu-se de 1914 a 1918 e foi o primeiro grande embate que marcou a história da humanidade. A Primeira Guerra Mundial foi resultado de uma junção de fatores que contribuíram para criar um clima de tensão que se estourou em 1914.

Essa guerra foi resultado de disputas causadas pelo imperialismo e por rivalidades motivadas pelo revanchismo e nacionalismo. O fortalecimento das rivalidades e tensões na Europa no começo do século XX motivou as nações a formarem alianças militares e a investirem na produção de armamentos.

 

d) A fama de Wilson como internacionalista liberal baseia-se na grande visão que possuía do estabelecimento da paz na Europa no período pós-guerra, assim como a sua participação fundamental na Sociedade das Nações, cujos objectivo eram promover a segurança coletiva e evitar uma outra guerra.

Esta visão estava expressa nos seus Catorze Pontos; cito 4.  

1.º Pactos abertos (acordos) de paz a serem alcançados abertamente, sem acordos secretos;

2.º Livre navegação absoluta, além das águas territoriais, tanto na guerra como na paz, excepto quanto a liberdade de navegação fosse cessada, em parte ou no seu todo, por execução de pactos internacionais;

3.º Remoção de todas as barreiras económicas e estabelecimento de igualdade de condições de comércio entre todas as nações consentâneas à paz e à sua manutenção;

4.º Redução das armas nacionais ao mínimo necessário à segurança interna;

5.º Ajustes livres imparciais e abertos às reivindicações das colónias;

e) O Regime Nazista durou de 1933 a 1945, e foi instituído por Hitler por meio do Terceiro Império – ou Reich. Foi marcado por uma série de características muito próprias da filosofia política nazista. Uma das questões mais importantes do regime era a propaganda feita pelo Nazismo, dentro e fora da Alemanha.

Como em todo regime autoritário, o governo censurava e controlava emissoras de rádio, a imprensa, produtos artísticos – músicas, artes visuais, teatro.

Uma das maiores características do nazismo foi a militarização.

É importante salientar que no início do regime, o povo alemão apoiava o regime nazista e acreditava na ideologia pregada por Hitler – que sempre entoava um discurso de salvação nacional, de melhorias na economia, de superioridade racial e cultural germânica. Portanto, quanto à perseguição da polícia com comunistas e judeus, a própria população por vezes contribuía ao delatar uma ou outra pessoa. Conforme os anos foram evoluindo, principalmente no início da Segunda Guerra Mundial, o terror gerado pela polícia foi generalizado.

Explicação: Olá espero que as respostas possam ajudar.

respondido por: meloj4994
0

Resposta:

qual é a resposta certa?

Explicação:

Perguntas similares