Depois de estudar sobre o assunto, o que podemos sintetizar e concluir sobre o Brasil desde o governo Collor até o presente? Elabore um texto de 10 linhas como uma redação.
Respostas
Uma das maiores e melhores propostas de Fernando Collor era resolver o problema da inflação “em um só tiro”, mas esse não foi o resultado, durante o seu governo a inflação subiu em mais de mil e setecentos por cento em um único ano, as principais causas dessa grande desvalorização da moeda foram o bloqueamento de todo o dinheiro acima de cinquenta mil cruzados novos depositados em contas bancárias tanto de empresas como de pessoas por dezoito meses, um ano e meio, congelamento dos preços, a demissão de funcionários públicos, a elevação de impostos, elevação de juros, com o objetivo de diminuir o consumo, o início de um processo de privatização, de empresas estatais a particulares e principalmente eliminação de impostos sobre a importação, provocando a alta demanda de produtos estrangeiros no Brasil, como brinquedos da China, roupas da Índia, baterias elétricas das Filipinas, entre outros.
Então o processo foi o seguinte, retiraram o dinheiro de circulação, moderar o consumo, abrindo o mercado brasileiro ao mundo afora e forçando os preços dos produtos brasileiros caírem, e com todos esses processos o plano de Fernando Collor funcionou, deixando a inflação cair para dez porcento ao mês.
Mas como tudo tem um lado ruim algumas coisas acabaram dando errado, empresas começaram a falir, outras começaram a diminuir o salário, outras demitiram muitos funcionários, tudo isso levou ao processo de recessão da economia, quando o PIB diminui consecutivamente, diminuição dos bens, dos serviços, e principalmente o grande aumento do desemprego.
Daí para frente o governo de Collor só piorou descobriram que ele estava sendo corrupto, além da insatisfação com a economia.