• Matéria: História
  • Autor: Yago2007
  • Perguntado 5 anos atrás

como a matriz linguística dos países da europa foi um fator importante para a chamada unificação alemã?

Respostas

respondido por: mahayllaisadora1201
0

Resposta:

A partir da segunda metade do século XIX, o território que hoje corresponde à Alemanha passou por um processo de unificação territorial, o que garantiu o surgimento do Império Alemão sob a liderança da Casa de Hohenzollern. A Prússia liderou esse processo por meio das ações tomadas por Otto von Bismarck como primeiro-ministro prussiano. A unificação alemã também foi responsável pela alteração da balança de poder na Europa no final do século XIX.

Antecedentes

Na segunda metade do século XIX, a região correspondente à Alemanha era formada por uma série de pequenos reinos e ducados que possuíam uma mesma raiz cultural, mas que não eram politicamente unificados. As duas forças hegemônicas existentes nessa região, então conhecida como Confederação Germânica, eram a Prússia, liderada pela dinastia dos Hohenzollern, e o Império Austro-húngaro.

Desde o começo do século XIX, já havia ideais nacionalistas que defendiam a unificação dessa região. Esses ideais ganharam força a partir das revoluções liberais de 1848, as quais, no caso da Alemanha, levaram a uma série de movimentos de unificação, sob ideais democráticos e liberais, mas que, no entanto, fracassou em obter a união desse território em um Estado-nação.

Explicação:

Resumo

A partir da segunda metade do século XIX, o território que hoje corresponde à Alemanha passou por um processo de unificação territorial, o que garantiu o surgimento do Império Alemão sob a liderança da Casa de Hohenzollern. A Prússia liderou esse processo por meio das ações tomadas por Otto von Bismarck como primeiro-ministro prussiano. A unificação alemã também foi responsável pela alteração da balança de poder na Europa no final do século XIX

Perguntas similares