Respostas
Resposta:
O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.
Resposta:
O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.
Explicação:
Como citado, o deus Apolo foi fruto de um adultério de Zeus com Leto. A esposa de Zeus, a deusa Hera, ao saber da traição castigou Leto com ajuda da Mãe-Terra, Gaia. Ela proibiu a grávida de ter o filho em local firme.
Em detrimento do castigo, Leto ficou a vagar em busca de um local onde pudesse ter o filho. Sensibilizado com Leto, Poseidon, deus dos mares e oceanos, criou uma ilha chamada de Delos. A região estava isenta da proibição estabelecida por Hera.
Nesse local, Leto concebeu os gêmeos Ártemis e Apolo. A menina nasceu primeiro e tinha cabelo preto. O deus Apolo, por outro lado, nasceu com a cor do cabelo loiro, simbolizando o sol.
Quando o deus Apolo era recém-nascido, Themis derramou na boca da criança gotas de néctar e ambrosia. O material o transformou imediatamente em um adulto. A mitologia descreve que com um ano de idade, ele matou a serpente píton que atormentava a mãe dele, deusa Leto.
Como pontuado anteriormente o Pai de Apolo é Zeus. Ele é identificado como o deus da chuva, dos raios e relâmpagos, visto também como o pai dos deuses do Olímpio. Ele era designando para cuidar dos homens e também o céu. As principais características eram: rapidez e comando.
A Mitologia Grega aponta a Apolo como um deus formoso e muito belo cujo era desejado por homens e mulheres. Ele é visto também como a divindade da juventude e da luz.
A figura de Apolo é representada em muitas obras artísticas como estátuas e pinturas. As telas o apresentam como um homem de aspecto jovem. A primeira imagem dele foi marcada pela primeira vez no século VIII-VII a.C.
O deus Apolo é visto na Mitologia Grega como um deus que despertou interesses em detrimento da beleza. Ele relacionou-se com mulheres e homens e uma das suas paixões mais conhecidas foi por Dafne.
Apolo tentou conquistar Dafne, mas a investida não adiantou. Pelo contrário, ela suplicou ao pai, o rei Peneu que a tornasse em um loureiro e ele, prontamente, atendeu o pedido da filha. Ao isso, a árvore passou a ser sagrada para Apolo.
O deus Apolo também despertou uma forte paixão por Quione, no entanto, o deus mensageiro Hermes também a amava. Por essa razão, desencadeou entre os dois uma competição.
Quione é apresentada na história como uma figura bonita e muito linda. Para ficar com ela, Hermes a tocou nos lábios e ela adormeceu. Com isso, ele aproveitou-se para possuí-la. O deus Apolo, por sua vez, não desistiu do objetivo de conquista-la.
Em um dia ele vestiu-se com um disfarce de velha e aproveitou para entrar no quarto de Quine. Ele também relacionou-se com ela e desse envolvimento foi concebido um filho denominado de Filamon. Já com Hermes, Quione gerou o Autólico.
De acordo com a mitologia Quione ficou encantada com a própria formosura e, por essa razão, entendeu ser mais bonita que Ártemis. Em fúria, Ártemis, a matou. O Pai de Quione ficou abalado com o ocorrido e, por isso, lançou-se de um penhasco. Porém, o deus Apolo o transformou em uma águia feroz.