Tendo em vista a forma que o Brasil foi colonizado e explorado, isso pode explicar as atuais condições do país?
Respostas
Resposta:
Podemos dizer que influência as condições do país hoje, principalmente no meio de pensamento que nos temos.
Temos que lembrar que o Brasil foram terras descobertas pelos portugueses em 1500 com a finalidade de exploração, e não de povoamento. As atividades ocorridas durante todo o período colonial, as capitanias hereditárias, a forma de plantação e de cultivo, a forma de trabalho compulsório, foram todas criadas para a finalidade de cumprir o "pacto colonial" que beneficiava somente a metrópole.
Uma visão clara que o Brasil foi de extrema importância econômica para Portugal foi a época das guerras napoleônicas que fez a coroa fugir para o Brasil. Durante esse fato, Portugal sofreu economicamente, pelas políticas adotadas na colônia, e politicamente pelo chamado "interiorização da metrópole". Era a vontade dos lideres da Revolução do Porto de 1820 trazer o Brasil de volta a posição de colônia e nunca proporcionar uma laço igualitário.
Outro grande exemplo que contribui até hoje para nossa maneira de pensar é a branda transição de colônia para país independente. Nossos vizinhos lutaram para conseguir o status de independente e implementaram uma república enquanto o Brasil foi uma junção de fatores que acumularam-se de 1808 até o 7 de setembro de 1822 não havendo grandes conflitos de desligamento da nossa metrópole.
Portanto, todo esses fatos trazem até hoje um peso dentro da nossa história junto com o fato de o Brasil está localizado na América do Sul e nunca ter sido palco de grandes acontecimento históricos. Essa inércia de conflitos mostra que nossa história é feita por momentos de transição por uma pequena parte da elite e sem grande participação do povo causando uma estagnação de movimentos relevantes e de profunda mudança no Brasil em toda sua história.