Respostas
Resposta:
Sobre a Independência do Brasil é correto afirmar: ... A independência do Brasil foi fruto de uma aliança entre a elite agrária, que manteve seus privilégio e Dom Pedro I, que recebeu o trono do novo país. a) ERRADA: Não houve grande participação popular no processo de emancipação do Brasil.
Resposta:
Representou a união dos interesses das elites do Partido Brasileiro com os de D. Pedro, garantindo a permanência de ambos no poder sem uma revolução popular.
Explicação
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente, e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.
Durante a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. As Cortes portuguesas (instituição surgida com a Revolução do Porto) tomaram algumas medidas que foram bastante impopulares aqui, como a exigência de transferência das principais instituições criadas durante o Período Joanino para Portugal, o envio de mais tropas para o Rio de Janeiro e a exigência de retorno do príncipe regente para Portugal.
D. Pedro disse palavras que entraram para a história do país: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico”. Os historiadores não sabem ao certo se essas palavras foram mesmo ditas por D. Pedro. De toda forma, esse acontecimento marcou o Dia do Fico.