Respostas
Resposta:
Antigamente os pais exerciam ao máximo sua autoridade na educação dos seus filhos. Hoje é possível ver pais que se acovardam diante do poder crescente dos seus filhos e por isso eles se desobrigaram de “educar” os filhos, passando essa responsabilidade para a escola e o professor perdeu o seu “foco de trabalho”
ExplicaçãoÉ por isso que, muitas vezes, ao invés de cobrar dos filhos, os pais acabam cobrando dos professores e da escola o mau comportamento de seus filhos apresentado no ambiente escolar.
O professor de antigamente só podia contar com o quadro negro e o giz como ferramentas de trabalho e com a obrigação de vencer o livro didático que trazia conteúdos pré-determinados pelo governo vigente.
O professor ensinava e o aluno apenas recebia o conhecimento de uma forma pronta e acabada, onde opiniões e ideias dos alunos não eram apreciadas. O ensino ainda era formal, centrado apenas nas informações.
O diálogo entre professor e aluno era uma situação isolada, a qual separava o professor do aluno como seres distantes um do outro, onde o conhecimento era absorvido automaticamente e mecanicamente sem muito espaço para questionamentos, tornando o saber desinteressante.:
Resposta:
Pedagogia na antiguidade se referia ao ato de conduzir a criança a seu preceptor (instrutor). Com o advento do capitalismo foi necessário organizar a educação para as massas, porque para trabalhar nas fábricas eram exigidos outros saberes, além do simples cultivar a terra. Desse modo, a pedagogia passou a atender as expectativas da sociedade industrial, democrática e livre.
Explicação:
Retirado do Livro Educação em Ambientes Não Escolares