Respostas
Resposta:
As práticas alimentares são determinadas por diferentes fatores: biológicos, físicos, econômicos, psicológicos e sociais. Dentre os sociais destaca-se a influência da cultura e crenças (JOMORI et. al; 2008). Conhecer a história da alimentação complementar auxilia a compreensão dos costumes e crenças que influenciam as atuais práticas de aleitamento materno e introdução da alimentação na infância. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar um breve histórico das práticas alimentares de lactentes.
O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases Science Direct, PubMed, Scielo e sites de grandes indústrias alimentícias.
Pré-história (das origens do homem até 4000 a.C.)
No início da história da humanidade, em que o homem catava e caçava o seu próprio alimento, o único substituto para o leite materno era o leite de outra mulher. Assim, a criança que não podia ser amamentada por outra mulher estava condenada a morte. Nesse período a amamentação durava até as crianças ser capaz de adquirir o seu próprio alimento (DOWLING, 2005; CASTILHO & BARROS FILHO, 2010).
No período neolítico surgem as primeiras aldeias e o homem começa a plantar e criar animais. Nessa fase inicia-se a utilização de leite de outros animais, oferecidos em utensílios ou direto do ubre. A mitologia também cita exemplos de crianças que foram alimentadas por outros animais, como o caso dos gêmeos Rómulo e Reno, fundadores de Roma no século VIII a.C que foram amamentados por uma loba e Zeus que foi amamentado por uma cabra (DAVIES & O'HARE, 2004; CASTILHO & BARROS FILHO, 2010).
Antiguidade (de 4000 a.C. a 476)
A relação direta entre alimentação infantil e o crescimento e estabilidade de uma população é reconhecido desde a pré-história. No Egito as amas eram usadas apenas por mulheres de alta classe social ou por mulheres de outras classes quando a mãe não gozava de boa saúde.
Por causa da importância das amas de leite nessa época, essas mulheres eram obrigadas a assinar contratos afirmando que seguiriam determinadas condutas, tais como seguir dietas específicas, evitar alimentos de odores fortes e não ter relações sexuais para evitar nova gestação. (DAVIES & O'HARE, 2004; CASTILHO & BARROS FILHO, 2010). Na antiguidade existia muita controvérsia quanto a melhor época para introduzir alimentos sólidos.
Hipócrates (460-377 a.c) afirmava que a introdução de alimentos sólidos deveria ocorrer assim que apontassem os primeiros dentes e foi um dos primeiros a reconhecer e escrever acerca dos benefícios do leite materno, demonstrando a maior mortalidade entre os bebês que não eram amamentados (DINIZ; VINAGRE, 2001).
Bom acho que é isso.... tentei da uma resumida mais pareçe que não adiantou nda,espero poder ter ti ajudado.... se eu fiz errada pode denunciar!