relacione o surgimento das chamadas heresias no periodo medieval com o texto acima
Respostas
Resposta:
Ver texto abaixo
Explicação:
Pedido:
Texto base:
"No contexto da sociedade medieval, a Igreja , apesar de afirmar-se como principal instituição social do período, não conseguiu evitar críticas e questionamentos referentes à sua autoridade e dogmas que defendia."
Pergunta
Relacione o surgimento das chamadas heresias no período medieval com o texto acima.
Resposta.
Convém primeiro ter uma noção exata do porquê da Igreja afirmar-se como principal instituição social do período medieval.
Tudo começou com as sucessivas invasões bárbaras que fizeram desaparecer o Império Romano do Ocidente e levou a que muitos milhares de pessoas fugissem das cidades, onde viviam, para "os campos" em busca de proteção de senhores poderosos.
Aproveitando este vazio de poder na Europa, foi a Igreja Cristã que com a sua organização quase intacta conseguiu ter um ascendente social de muito relevo. A vida na Idade Média girava em torno dos senhores feudais e à volta da Igreja.
Com as pestes, fomes, guerras na Europa já durante o sec XIV, havia uma profunda angústia e medo que tais acontecimentos fossem o aviso do fim do mundo e uma punição pelos pecados cometidos. Como obter a salvação das almas?
Perante este cenário o que fez a Igreja? Ajudou em tudo o que podia os mais necessitados? Não. Ofereceu uma triste imagem de desunião.
Entre 1378 e 1417 o Cisma do Ocidente colocou a cristandade dividida na obediência a dois Papas. Um em Avinhão (França) outro em Roma ( Itália). A quem obedecer ?
Vendo que a Igreja e seus ministros ( padres, bispos, Papas) não davam o auxilio de que necessitavam , muitos crentes viraram-se para práticas de fanatismo e superstição. A feitiçaria ganhou adeptos e as procissões de flagelantes , na altura da Peste Negra foram frequentes na Alemanha , nos Países Baixos e em certas regiões de França.
Outros organizaram formas de piedade mais intimistas individualistas,
Nos Países Baixos organizou-se um movimento Devotio Moderna que dizia que os crentes deviam viver uma espiritualidade interior e uma relação direta do Homem com Deus. Viviam uma vida de devoção a Deus e ajuda ao próximo.
Perto do ano de 1380, Wiclif um professor em Oxford, pôs em dúvida a utilidade do clero e o valor dos sacramentos. Defendia o estudo direto da Bíblia que, para ele, era a única fonte da Fé. Estas ideias iam contra a autoridade e dogmas que defendia a Igreja.
Os seus pensamentos foram considerados uma heresia.
O reitor da Universidade de Praga, John Huss defendeu a criação de uma igreja nacional , desligada da obediência ao Papa.
Condenado, por heresia, pela Igreja foi condenado à morte pela fogueira.
Estão aqui vários exemplos de como e porque surgiram heresias e outras manifestações religiosas contrárias aquilo que defendia a Igreja, ainda durante a Idade Média.