• Matéria: História
  • Autor: coffeezitaa
  • Perguntado 5 anos atrás

Existe alguma relação das fake news com o Mito da Caverna? Justifique.


Elizeu4lmeida: Marca como melhor resposta, por favor! Preciso pra ganhar pontinhos, rs.

Respostas

respondido por: evellincosta151106
4

Resposta:

Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.

Trazendo a Alegoria da Caverna para o nosso tempo, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição.

As pessoas têm preguiça de pensar. A preguiça tornou-se um elemento comum em nossa sociedade, estimulada pela facilidade que as tecnologias nos proporcionam. A preguiça intelectual tem sido, talvez, a mais forte característica de nosso tempo. A dúvida socrática, o questionamento, a não aceitação das afirmações sem antes analisá-las (elementos que custaram a vida de Sócrates na antiguidade) são hoje desprezados.

A política, a sociedade e a vida comum deixaram de ser interessantes para os cidadãos do século XXI que apenas vivem como se a própria vida tivesse importância maior que a preservação da sociedade. As notícias falsas estão enganando cada vez mais pessoas que não se prestam ao trabalho de checar a veracidade e a confiabilidade da fonte que divulga as informações.

Quem ousa opor-se a esse tipo de vida vulgar, soterrada na ignorância, presa na caverna como estavam os prisioneiros de Platão, é considerado louco. Os escravos presos no interior da caverna não percebem que são prisioneiros, assim como as pessoas que estão presas na mídia, nas redes sociais e no mar de informações, muitas vezes desinformantes, da internet, não percebem que são enganadas.

Espero ter Ajudado!  Tenha uma boa tarde

Explicação:

respondido por: Elizeu4lmeida
3

Resposta:

Sim

Explicação:

Segundo Platão (427a.c — 347a.c) existem dois mundos distintos, o mundo sensível, lugar das opiniões (doxai), das percepções dos sentidos e afastado de real valor ontológico, onde o ser humano em geral vive a maior parte do tempo e o mundo das ideias, horizonte metafísico de compreensão da realidade onde se encontra o saber verdadeiro (epistemè), que só é alcançado pela contemplação racional e apenas por aqueles que se abrem para o exercício do pensamento, para além das aparências das percepções sensíveis e opiniões sem fundamento. Para explicar esta teoria, Platão faz uso da Alegoria da Caverna.

As notícias falsas (Fake News) são mentiras, desinformação e boatos compartilhados de forma desmedida e inconsequente em diversos meios de comunicação, mas que vem sendo especialmente presentes nas redes sociais, graças ao grande poder, velocidade e facilidade de espalhar informação na internet. As fake news são bem diferentes de sátiras e paródias, ao contrário destas, elas são criadas para enganar, com fins de ganhos financeiros e/ou manipulação de massas, principalmente com um viés político, por isso sempre possuem manchetes super chamativas e atraentes, instigando qualquer um a clicar e acessar a notícia, e na maioria das vezes os que leem não buscam e nem pesquisam por mais informações para confirmar se é uma noticia verdadeira.

Marca como melhor resposta, por favor! Espero ter ajudado!

Perguntas similares