Respostas
Resposta:
As dificuldades motoras podem manifestar-se por perturbações da coordenação, falta de equilíbrio, desajeitamento, propensão para deixar cair objectos ou ir de encontro de obstáculos, atrasos significativos na aquisição dos marcos motores (ex: andar, gatinhar, sentar), ou na qualidade do desempenho de funções motoras ...
Espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
A deficiência motora constitui um tipo de problemática que apresenta um permanente caráter de disfunção, ao nível da motricidade, tanto global como específica. A este aspeto estão, por vezes, associadas outras comorbidades tais como o défice cognitivo, graves problemáticas na produção da linguagem verbal oral, dificuldades de aprendizagem escolar ou outras.
Contudo, alguns quadros onde a problemática motora está de forma mais ou menos expressa, esta pode ser largamente atenuada quando a intervenção atempada e dirigida às reais possibilidades da criança, ocorre de forma precoce e persistente. Esta forma de atendimento permite ajustes no comportamento neuromotor e outros , em crianças que se encontram em processos de aprendizagem pluridimensional , uma vez que a plasticidade cerebral correspondente aos primeiros anos de vida, muito joga a seu favor.
As dificuldades motoras podem, ainda, ser perspetivadas de acordo com o nível de lesão(ligeira, moderada, grave); com as distintas e possíveis etiologias (disfunções cromossómicas, alterações durante a gestação, período pré ou pós natal); com o tipo de disfunção manifesta na mobilidade corporal global ou específica - deficiente uso dos membros superiores, inferiores, controle postural , motricidade da fala.
De entre a diversidade de possíveis quadros , os mais frequentes, na infância, são as perturbações motoras subsequentes a problemas cromossómicos, a paralisia cerebral de possível etiologia pré, peri ou pós natal, a lesão cerebral adquirida (seja por traumatismo crâneo-encefálico, neoformações cerebrais, etc) espinha bífida, atrofia espinal medular, distrofia muscular, entre outras .
Na base de tais categorias e respetivas problemáticas se encontram alterações seja ao nível da distribuição cromossómica na formação inicial do feto, na lesão do cérebro em formação e respetiva expansão funcional, na conexão entre o cérebro e a espinal medula, na comunicação desta com o músculo e na própria disfunção da atividade muscular.
As questões abordadas neste módulo incidem sobre alguns aspetos diferenciado, a saber:
a explicitação sobre as funções do neuroeixo ,músculos e órgãos efetores enquanto agentes do movimento global e/ou específico
Abordagem aos aspetos de funcionalidade e reabilitação levados a cabo por técnicos da reabilitação(terapeuta da fala, terapia ocupacional, fisioterapia)
Abordagem aos aspetos de caráter psicopedagógico que interferem com a aprendizagem dos conteúdos académicos em geral e com a a aprendizagem da linguagem escrita em crianças com impossibilidade total ou parcial do uso da fala, em particular.
Visitas de estudo que fomentem o contacto direto com instituições com diferenciado tipo de atendimento a crianças ou jovens com perturbações motoras .