• Matéria: Português
  • Autor: Kohlerrrrr
  • Perguntado 5 anos atrás

Uma redação sobre o tema "A necessidade de discussão acerca do autismo no Brasil"

Respostas

respondido por: artdeliriant
11

Resposta:

O autismo é um distúrbio neurológico que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir socialmente. É uma doença que não tem cura, os sintomas geralmente surgem nos primeiros anos de vida. De fato, é uma questão que precisa ser discutida, principalmente por haver um grande índice de autistas no país e grande escassez de informações, que contribuem muita das vezes para a discriminação.

O TEA, Transtorno do Espectro Autista, pode ser subdividido em três fases, sendo a última mais avançada e que requer mais cuidado. Contudo, em alguns casos, o indivíduo pode viver em autonomia. Mas, ainda assim enfrentam dificuldades, como o preconceito e dificuldade da inserção na sociedade.

Apesar de ser uma condição descoberta há muitos anos, não se sabe muito sobre, nem há pesquisas de desenvolvimento que comprovem com exatidão a causa. Nota-se um atraso dos diagnósticos no Brasil, o que dificulta no tratamento.

Em primeiro plano, é imperioso ressaltar á falta de informação como um dos principais obstáculos para inclusão dessas pessoas no seio social. De acordo com o filósofo Aristóteles, o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para sua realização pessoal e busca pela felicidade, pensamento que evidencia á exclusão dos autistas por uma sociedade que constantemente deprecia e segrega indivíduos que não se encaixam nos padrões impostos, dificultando não só a sociabilidade, como também a empregabilidade dos portadores dessa deficiência. Fato esse que deve ser solucionado, através da transmissão de conhecimentos a respeito dessa doença.

Em segundo plano, vale salientar a insuficiência das leis que asseguram os direitos dos cidadãos brasileiros, assim como a Lei da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com (TEA). Sob essa ótica, Zygmunt Bauman defende a teoria das "Instituições Zumbis" que estão presentes, porém não executam o seu trabalho de forma correta e suficiente, semelhantemente ao cenário de leis brasileiro especificamente em torno dos direitos dos autistas, que estão dispostos na Lei nº 12.764 que assegura todas as políticas de inclusão do país entre elas, as de Educação mas que têm a sua garantia comprometida quando as escolas, universidades, mídia e entidades empresariais não discutem sobre esse transtorno e até mesmo agem de maneira desrespeitosa com esse grupo de pessoas, ou quando as empresas não aceitam portadores dessa deficiência por duvidarem da sua capacidade. Dessa maneira, são de suma importância a revisão e aplicação vigorosa dessa lei para que haja uma mudança nesse quadro.

Destarte, fazem-se necessárias medidas estratégicas que supram a necessidade de discussão acerca do autismo no Brasil. Urge que, o Ministério da Educação em parceria com escolas e universidades, promova a construção de materiais como cartilhas e apostilas que disponham de informações como, por exemplo, o que é o autismo, sintomas, tratamento, e estatísticas, sendo expostas em sala de aula, palestras ou eventos direcionados a esse tipo de deficiência, afim de conscientizar e transmitir informações para aqueles que são leigos sobre o tema, para que possam agir com respeito e de maneira inclusiva. Ademais, ações midiáticas como comerciais de televisão explanem o assunto mostrando os empecilhos e a vida dos portadores desse transtorno. Dessa forma, o Brasil poderá superar esse problema e não cometerá os erros contidos em filmes da ficção.

Olá meu bem, te desejo uma ótima noite e bons estudos!!

Venho a pedir gentilmente ao BrainlyTeam para não deletar ou tirar a verificação da resposta, porquê não há nada de errado, pois sempre pesquiso em plataformas confiáveis antes de enviar a resposta.

Sendo assim, obrigada por confiar em mim e ler até o final!!

(Ficarei grata se a colocar como "A melhor resposta" caso esteja correta assim que corrigi-la).

Perguntas similares