• Matéria: Sociologia
  • Autor: burraidiota13
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo:
“É importante destacar que a capoeira, como outras manifestações da cultura afro-brasileira, não devem ser folclorizadas, isto é, simplificada, romantizada e cristalizada no tempo. A capoeira é fonte de conhecimento, identidade, história e muito mais. Enquanto cidadãos não podemos falar da cultura e da história da brasileira apenas em maio ou em novembro, mas durante todo o ano”.
(Professora Carolina Blum e Mestre Negrão).
1. Sobre a importância da Capoeira para a sociedade brasileira, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A Capoeira não consiste em uma importante fonte de conhecimento sobre a sociedade brasileira.
A Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Humanidade em 2004 e é a expressão de nossa identidade e de nossa formação como nação.
A capoeira nasceu no Brasil, como resultado de um mosaico cultural de culturas africanas aqui. Ela também apresenta características indígenas e europeias, povos que também habitavam nosso país naquele período.
A capoeira é um símbolo nacional, mas ela já foi crime.
2. Sobre a capoeira e a presença negra no Paraná, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Mesmo após muitos esforços na construção do mito do Paraná exclusivamente europeu, as cidades paranaenses contaram com a presença negra e com espaços de resistência e identidade como escola de capoeira, escola de samba, Irmandades e Clubes Negros e espaços sagrados ligados às religiões de matriz africana.
Apesar dessa negação da presença negra, importantes intelectuais brasileiros do século XIX e XX tratam da presença negra no Paraná, como Horácio Gutierrez, Otavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e o famoso pintor Jean-Baptiste Debret que fez o primeiro retrato de Curitiba.
De acordo com o historiador Horácio Gutierrez (2006), no século XIX, algumas cidades contavam com um número ainda maior: em 1818 Castro contava com uma população negra de mais de 52% da população e Antonina com 30%.
A Capoeira nunca foi criminalizada no Brasil.


crispirescaneiro73: 1) A 2) D

Respostas

respondido por: vitorhugodeoliveira5
49

Resposta:

1-A

2-D

Explicação:

Fiz no classom


pam0920: vlw migoo
respondido por: LarissaMoura3
1

1 – Sobre a importância da capoeira, temos que a afirmativa incorreta é a letra a) A Capoeira não consiste em uma importante fonte de conhecimento sobre a sociedade brasileira.

A capoeira é uma expressão da cultura do Brasil. É uma mistura de arte marcial, cultura popular, música, esporte e dança. Foi criada por descendentes de escravos africanos e caracteriza-se por movimentos ágeis e golpes complexos.

Sua difusão se dá por meio oral e gestual, em ruas, academias e escolas. A música feita no berimbau (instrumento musical de corda feito de madeira, arame, bambu e uma cabaça) é a responsável por decidir o ritmo e estilo da luta. Devido a sua importância cultural, a capoeira foi registrada como bem imaterial da humanidade pelo IPHAN em 2008.

2 - Sobre a capoeira e a presença negra no Paraná, temos que a afirmativa incorreta é a letra d) A Capoeira nunca foi criminalizada no Brasil.

As cidades do Paraná em sua história sempre tiveram importante presença negra, assim como, de espaços de resistência e de identidade através das escolas de capoeira, de samba e dos espaços de irmandades e clubes negros que se relacionam com as diversas religiões de matriz africana. Fato esse que contradiz o mito de que o Paraná é um estado com população exclusivamente europeia.  

Os principais estudiosos da presença negra no Paraná são os seguintes: Horácio Gutierrez, Otavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e Jean-Baptiste Debret. As pinturas de Debret caracterizavam-se pela representação sensível da formação da nação brasileira capturando o cotidiano, cultura e costumes dos brasileiros.

Saiba mais sobre a capoeira em: brainly.com.br/tarefa/28232878

Saiba mais sobre Jean Baptiste Debret em: brainly.com.br/tarefa/19559925

Espero ter ajudado, bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares