1. A década de 1980 é marcada, no Brasil, pelo fim do regime militar e o processo de redemocratização política. A emenda constitucional que garantia as eleições diretas para presidente “Emenda Dante de Oliveira” não foi aprovada e a eleição presidencial de 1984 aconteceu de forma indireta. Sobre esse período podemos afirmar que: *
1 ponto
A) O governo militar, através de manobras políticas, conseguiu evitar a vitória da oposição nas eleições de 1984, o candidato do regime militar, Paulo Maluf, foi indicado pelos militares para ocupar a presidência do Brasil e dar continuidade ao processo de abertura política “lenta, gradual e segura”
B) Embora tenha ocorrida de forma indireta, a eleição de 1984 marcou o fim do regime militar com a vitória da oposição que apoiou o candidato Tancredo Neves, que obteve expressiva vitória no colégio eleitoral sobre o candidato governista Paulo Maluf.
C) Embora tenha saído vitorioso do pleito eleitoral em 1984, a oposição viu o fim do regime militar não se concretizar, pois o candidato Tancredo Neves faleceu antes da posse o que permitiu a permanência dos militares no poder.
D) Com a não aprovação da emenda constitucional que garantia a eleição direta para presidente o regime militar manteve-se no poder, permanecendo até as eleições de 1989 com a vitória de Fernando Collor de Melo.
2. Durante o governo de José Sarney (1985-1989) uma nova Carta Constitucional foi apresentada, votada e promulgada no Brasil. Sobre esse assunto é correto afirmar que: *
1 ponto
A) A população brasileira, alheia ao processo político pouco participou da elaboração de uma nova Constituição, o desinteresse político da sociedade brasileira é percebido até os dias de hoje.
B) A Constituição de 1988 pouco inovou em relação aos direitos políticos e sociais. A bancada legislativa, ainda composta por maioria de políticos ligados ao regime militar, conseguiu manter leis que restringiam a atuação da imprensa, por exemplo.
C) Apelida de “Constituição Cidadão”, a carta Constitucional de 1988 apresentou o restabelecimento de vários direitos suprimidos durante o regime militar, recebendo milhares de propostas da sociedade civil organizada.
D) Com forte orientação militar a Constituição de 1988, apelidada de “Cidadã”, foi outorgada sem garantir a presença de uma série de direitos políticos e sociais, além de separar os direitos em categorias, como “Direitos do Homem” e “Direitos do Cidadão”, este último criando obstáculos à participação política e o sufrágio universal
Respostas
respondido por:
209
Resposta:
1) B
2) C
Explicação:
CLASS ROOM ;)
thiagorafaeltrmds:
Coloca as respostas das outras questões do Aula Paraná Geografia Filosofia e Sociologia fazendo favor as questões estão no meu perfil
respondido por:
227
Resposta:
1) B
2) C
Explicação:
1.B) Embora tenha ocorrida de forma indireta, a eleição de 1984 marcou o fim do regime militar com a vitória da oposição que apoiou o candidato Tancredo Neves, que obteve expressiva vitória no colégio eleitoral sobre o candidato governista Paulo Maluf.
2.C) Embora tenha saído vitorioso do pleito eleitoral em 1984, a oposição viu o fim do regime militar não se concretizar, pois o candidato Tancredo Neves faleceu antes da posse o que permitiu a permanência dos militares no poder.
Se está resposta te ajudou dê um OBRIGADO aqui embaixo e dê 5 estrelinhas.Não se esqueça de tambem dar um clique em 'Melhor Resposta'. Obrigado e tenha bons estudos!!
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás