A desigualdade social é uma característica marcante do Brasil, no entanto, isso não é um fato novo na nossa realidade. Como se deu o desenvolvimento histórico desse fenômeno no Brasil e qual a principal ferramenta de manutenção das desigualdades no dia de hoje ?
Respostas
Resposta:
A desigualdade social é a diferença nas condições de vida da população de um mesmo lugar. Ela pode se manifestar de muitas formas, por exemplo: na diferença de acesso a direitos básicos como saúde, moradia, educação, oportunidades de trabalho, distribuição de renda, entre outros.
A desigualdade social se manifesta como um desequilíbrio entre os diferentes padrões de vida e possibilidades de acesso a direitos entre os habitantes de um país, ou seja, a representa as diferenças sociais.
Dados da desigualdade social no Brasil
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desigualdade no Brasil ainda alcança índices muito altos. São alguns dados divulgados pelo Instituto:
•Cerca de 889 mil pessoas são consideradas ricas no Brasil. Este número representa apenas 0,42% da população brasileira.
•Aproximadamente 45 milhões de brasileiros vivem com um rendimento mensal que é inferior ao valor de um salário-mínimo.
•Cerca de 15 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza extrema.
•O desemprego da população em idade produtiva é de aproximadamente 12%.
Explicação: