4-A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”. Uma das principais características desse novo imperialismo foi: *
a)A exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.
b)A limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.
c)O fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.
d)Nenhuma das alternativa
Respostas
Resposta:
a)A exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.
Explicação:
O novo colonialismo foi uma resposta encontrada pelas grandes potências europeias na época para acharem novos mercados para a grande produção industrial que estava ocorrendo, a procura de matérias primas e também era usada como uma válvula de escape evitando conflitos dentro da Europa.
Existia duas forma de colonização. A dominação formal consistia na dominação da área, possuía mais gastos e a Conferência de Berlim validava (dentro dessa dominação formal tínhamos a forma de cooptação usado pela Inglaterra na Ásia e o envio de colonizadores muito usado na África pelos franceses). Junto com essa forma temos a dominação informal, caracterizada pelo livre comercio e muito presente na América Latina.
A nova forma de exploração tinha um teor de responsabilidade pelos novo colonizadores de trazer a ideia do novo mundo que era conhecido como O Fardo do Homem Branco.