Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, a de São Vicente e a de Pernambuco. Com base nos estudos desenvolvidos nesta unidade, explique os fatores que contribuíram para o sucesso dessas capitanias.
Respostas
Resposta:
O sucesso dessas capitanias estavam diretamente ligados ao modo de administração adotados por Martin Afonso de Souza, capitão de São Vicente e Duarte Coelho, capitão de Pernambuco.
Se pegar o contexto histórico da época, as capitanias eram doação feitas a baixa nobreza que queriam explorar as novas terras. Grande parte dessa nobreza não possuía experiência administrativas para assumir um território novo o que gerou brigas internas, dificuldades na administração e a principal causa, importo o trabalho compulsório aos índios que muitas vezes tinham que entrar em batalha com os europeus.
Nas capitanias de São Vicente e Pernambuco tínhamos os capitanias donatários mais experientes, com experiências conseguidas em outras áreas como as ilhas das costas africanas e até mesmo nas Índias. Um tratamento mais amigável com os nativos foi um diferencial para que essas capitanias obtivessem um grandes sucesso no começo da colonização efetiva.