AAAAA MDS (é muita tarefa ;-;)
Na seguinte reação química escreva o nome das espécies químicas oxidantes e redutoras:
a) H2S + HNO3 ---> H2SO4 +NO + H2O
b) Br2 + HCLO + H2O ---> HBrO3 + HCL
c) Cu + HNO3 ---> Cu (NO3)2 + NO2 + H2O
d) KMnO4 + HCL ---> KCL + MnCL2 + H2O + CL2
Respostas
Resposta:
O Zinco (Zn) sofre oxidação, ou seja, perde elétrons, enquanto o cátions Cu2+ sofre redução, ou seja, ganha elétrons
Agentes oxidante e redutor:
Oxidação e redução ocorrem ao mesmo tempo, não existindo uma sem a outra, pois o total de elétrons perdidos por uma espécie química deve ser igual ao total de elétrons ganhos por outra espécie.
Com isso podemos afirmar que se uma espécie sofre redução provoca a oxidação de outra espécie, atuando nesse caso como agente oxidante e se uma espécie sofre oxidação, provoca a redução de outra espécie, atuando nesse caso como agente redutor.
No exemplo anterior temos:
0
+2
+2
0
redução
oxidação
Nesse caso o Zn atua como agente redutor sofrendo com isso oxidação, enquanto o Cu2+ atua como agente oxidante, sofrendo com isso redução.
Balanceamento das Equações de oxirredução
No balanceamento das equações de oxirredução, ideia principal é que a quantidade de elétrons cedida pelo agente redutor seja igual ao número de elétrons recebida pelo agente oxidante.
Vamos analisar a reação a seguir:
0
+3
redução =2
0
+2
Oxidação =3
Cada átomo de alumínio perde três elétrons e cada íon Cu2+ ganha dois elétrons.
O número de elétrons perdidos ou recebidos é dado pelo módulo da variação do número de oxidação dos elementos, representado por .
De acordo com o balanceamento três íons Cu2+ devem reagir com dois átomos de alumínio. Com isso os íons cobre Cu2+ recebem a mesma quantidade de elétrons, no caso seis elétrons, fornecida pelos átomos de Al.
1 átomo Al 2 átomo Al3+
perde 3 elétrons perde 6 elétrons
1 íon Cu2+ 3 íons Cu2+
ganha 2 elétrons ganha 6 elétrons
Perceba que, empregando o do elemento alumínio como coeficiente do Cu2+ e o do íon Cu2+ como coeficiente do alumínio, realizamos o correto balanceamento da equação, que, nesse caso, expressa a conservação de átomos e também a conservação de elétrons.
Com isso a o balanceamento da equação será:
Exemplos do balanceamento de equações de oxirredução
1º Exemplo
H2S + HNO3H2SO4 + NO + H2O
Primeiramente determinamos os números de oxidação de todos os elementos A seguir destacamos os elementos que sofrem oxidação e redução e o módulo dessas variações ():
H2S + HNO3H2SO4 + NO + H2O-2
+6
+2
+5
redução =3
Oxidação =8
Adicionando o coeficiente 3 na frente do H2S e o coeficiente 8 na frente do HNO3, asseguramos que o balanceamento expresse que o número de elétrons perdidos é igual ao número de elétrons recebidos. Com isso temos:
3H2S + 8HNO3H2SO4 + NO + H2O
O restante do balanceamento pode ser feito por tentativa e erro. A equação corretamente balanceada é:
3H2S + 8HNO33H2SO4 + 8NO + 4H2O
2º Exemplo
Br2 +HClO + H2O HBrO3 + HCl
Primeiramente determinamos os números de oxidação de todos os elementos A seguir destacamos os elementos que sofrem oxidação e redução e o módulo dessas variações ():
Br2 +HClO + H2O HBrO3 + HCl+5
-1
+1
0
redução =2
Oxidação =5
Nesse exemplo temos um complicador. O indice de atomicidade do bromo na molécula de Br2 é 2, o que significa que o número de elétrons envolvidos na oxidação do bromo é o dobro da variação do Nox desse elemento. Para que a contabilidade de elétrons seja correta, precisamos levar isso em conta. Assim, ao calcular o para o bromo, multiplicamos 5 por 2, como podemos ver na equação a seguir:
Br2 +HClO + H2O HBrO3 + HCl+5
-1
+1
0
redução =2
Oxidação =5.2=10
Adicionando o coeficiente 10 na frente do HClO e o coeficiente 2 na frente do Br2, asseguramos que o balanceamento expresse que o número de elétrons perdidos é igual ao número de elétrons recebidos. Com isso temos:
2Br2 +10HClO + H2O HBrO3 + HCl
O restante do balanceamento pode ser feito por tentativa e erro. A equação corretamente balanceada é:
2Br2 +10HClO + 2H2O 4HBrO3 + 10HCl
Simplificando os coeficientes ( dividido-os por 2), obtemos finalmente :
1Br2 +5HClO + 1H2O 2HBrO3 + 5HCl
Resumindo as etapas para balancear equações pelo método de oxirredução
1º Passo \u2013 Calcular o total de elétrons perdidos ou recebidos () pelas espécies que sofreram oxidação e redução. Para esse cálculo, multiplica-se o módulo da variação do número de oxidação pela maior atomicidade com qual o elemento que sofre o processo aparece na equação, esteja essa atomicidade nos reagentes ou produtos.
2º Passo \u2013 O coeficiente estequiométrico colocado na espécie que contém o elemento que sofre oxidação será igual ao da espécie que contém o elemento que sofre redução, e vice versa. Esses coeficientes devem ser colocados nas espécies químicas utilizadas para o cálculo, estejam elas nos reagentes ou produtos da equação. Se um elemento apresentar atomicidade diferente entre o primeiro e o segundo membro da equação, colocar o coeficiente na espécie onde o elemento apresentar maior atomicidade.
3º Passo \u2013 Esses coeficientes são o ponto de partida. O restante do balanceamento é realizado por tentativas.
Atividade : balancear as seguintes equações:
a) KMnO4 + H2O2 + H2SO4 K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2
b) Cu + HNO3 Cu(NO3)2 + NO2 + H2O
c) HIO3 + HI I2 + H2O
d) Cr2O72- + Cl- + H+ Cr3+ + H2O + Cl2
e) MnO4\u20131 + Cl- + H+ Mn+2 + Cl2
Resposta:
Explicação: ;_;