2 – Analise o gráfico abaixo e responda as questões:*segue o anexo
A - O gráfico apresenta o índice de CPOD (número de dentes permanentes cariados, perdidos e restaurados)em crianças de 12 anos, segundo as regiões brasileiras nos anos de 1986 e 2003. Analisando o desenvolvimento do país entre o ano de 1986 e 2003, a que se refere a queda significativa no índice de CPOD?
B - Para que essa queda continue e a população brasileira possa se beneficiar com uma boa qualidade de saúde bucal, que medidas você poderia sugerir para atender a população menos beneficiada?
C - Quais regiões do país apresentam o maior e o menor índice de CPOD no ano de 1986? Apresente pelo menos duas causas, ou motivos, para essa situação.
Respostas
Resposta:
2- a) A queda desse índice foi uma consequência da melhora da qualidade de vida no país. As pessoas começaram a ter mais informação sobre saúde bucal, alguns setores da sociedade obtiveram uma melhoria em sua situação financeira e a pressão estética pode ter sido um dos motivos também.
b) O governo federal deveria criar programas que distribua kits de higiene, dê informações sobre saúde bucal, melhore os atendimentos em postos de saúde, entre outras medidas.
c) O maior índice encontrava-se no Centro-Oeste, visto que ainda era uma região pouco desenvolvida e majoritariamente rural, o que implica numa baixa instrução e baixas condições financeiras. Além disso, o governo ainda pouco atendia aquela região.
Já o menor índice encontrava-se no Sudeste, visto que essa região foi a mais desenvolvida, possuía uma grande população urbana, havia mais instrução, a pressão estética, provavelmente, era maior naquela região. Além disso, o Sudeste apresentava uma boa qualidade de vida.
Resposta:
01) O melhoramento da desigualdade, o uso diário de pasta de dente e fio dental, e o abastecimento de água tratada.
02) Disponibilizar, para os que não podem comprar, um kit gratuito para a higiene bucal.
03) MAIOR: Centro-oeste MENOR: Sudeste
O motivo pode ter sido a falta de informação sobre o que se resulta em um mau cuidado com os dentes, e que naquela época as demais regiões não eram tão desenvolvidas como a região Sudeste.