2. O calor específico da água é maior do que o calor espectico
da areia. Assim, durante o dia, numa região litorânea, a are
aquece mais do que a água do mar. O ar aquecida acima
areia sobe e produz uma região de baixa pressão, aspirario
ar sobre o mar. Sopra a brisa marítima. Explique por que a noite
o processo se inverte, isto é, sopra a brisa terrestre?
Respostas
Resposta: Por favor, leia tudo pra uma compreensão geral. (não parece, mas está resumido). Caso não queira entender por completo, apenas vá para o último parágrafo.
Vou definir definir o que é calor específico pra você entender:
Quanto maior o calor específico mais demora para esfriar depois de aquecer, e mais demora para aquecer depois de esfriar. Por exemplo uma batata, quando tu cozinha, demora um tempão para esquentar, mas também demora um século para esfriar. Isso é como a água do mar, demora um tempão para aquecer do sol, por isso quando você vai na praia de dia a água ta geladona, e demora muito para esfriar, quando você vai para praia entre 18h - 4h a água ainda está quente.
Agora vou definir pressão atmosférica.
É importante entender que isso é um ciclo.
O que é zona de baixa pressão atmosférica ou alta pressão atmosférica?
Simples assim: DEPENDE DO PESO DO AR (dos gases que compõem: nitrogênio, oxigênio etc)
Alta pressão: AR FRIO. As partículas sob ALTA PRESSÃO, como dito, logo estão concentradas e mais pesadas (por estar mais pesadas, elas descem).
Baixa pressão: o oposto, como está menos pressão, as partículas estão soltas e por estarem soltas, elas sobem para o céu.
Agora vou relacionar tudo com brisa:
Por que inverte? É o que expliquei logo acima:
A brisa marítima é o ar que "sai" do continente e vai para o mar certo?
Agora, a terrestre é o contrário, sai do mar e vai para o continente, vamos lá:
De dia:
Durante o dia, a areia da praia aquecida aquece o ar que se encontra sobre solo. (ou seja, se aquece o ar ele fica mais agitado). A massa de ar aquecida fica menos densa (menos concentrada) e sobe.
O ar mais frio (pesado), que está sobre a água do mar (calor específico da água [demora para esquentar, mas também demora para esfriar] ), se desloca para ocupar o espaço vazio (pois o ar quente meteu o pé pro alto). Esse deslocamento de ar do mar para o continente é conhecido como brisa marítima.
O que interessa: (De noite)
Durante a noite, a água do mar está mais quente (o que expliquei do calor específico) que a areia da praia. Assim, o ar que se encontra sobre a água é aquecido, fica menos denso e sobe deixando espaço vazio, pois subiu. (Como eu expliquei, à noite a água está quente, pois demora para esfriar, e essa água quente troca calor com o ar, deixando-o quente também e agitado, o que faz ele se espalhar e subir).
O ar mais frio (mais pesado), que está sobre o solo, vai ocupar o espaço vazio deixado pela massa de ar aquecida que subiu. A esse deslocamento de ar, do continente para o mar, damos o nome de brisa continental.
Espero ter ajudado!!!