A disputa com os EUA durante o período chamado de Guerra Fria influenciou a dissolução ou a queda da URSS?
Respostas
Sim, pois os soviéticos perderam a disputa e, além disso, o próprio povo dominado pelos comunistas percebeu a inviabilidade do sistema e as vantagens abissais do capitalismo sobre o comunismo, ainda que o capitalismo também tivesse muitas falhas e imperfeições. Alguns fatores que levaram ao colapso da União Soviética e que estiveram diretamente ligados à rivalidade com os EUA foram os gastos militares excessivos e o atraso tecnológico
Explicação:
A guerra fria teve início em 1945 e foi uma disputa por influência entre Estados Unidos da América (que era capitalista) e a União Soviética (também chamada de URSS, que era socialista). O nome "fria" porque nunca houve um confronto físico entre EUA e URSS.
Nesse período, o mundo viveu uma duplicidade ideológica: Mundo Bipolar
Mas indo direto ao ponto...
O fim da Guerra Fria foi marcada pela queda do Muro de Berlim, em 1989, que dividia a Alemanha ocidental (capitalista) e a oriental (socialista).
A guerra finalmente acaba com a desintegração da URSS, em 1991, onde muitos dos países que faziam parte dela, (que eram socialistas) foram para o "grupo" capitalista, comandado pelos EUA.
É incorreto dizer que houve a queda da URSS porque ainda nos dias de hoje existem países com a ideologia socialista, sendo eles China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e Vietnã.
Reposta:
A disputa com os EUA durante o período chamado de Guerra Fria influenciou a dissolução da URSS.