4. Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema. Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo Agostinho, sobre a relação fé e razão,protagonizou uma tese que se pode resumir na frase:"Credo ut intelligam" (Creio para entender). A partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras: *
5 pontos
I - O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que, retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o cristianismo durante a Idade Média.
II - O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja.
III - Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo da nossa mente, expresso por um nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.
IV - No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que não existem na realidade, nem são meros nomes.
a) I, II e III
b) I, III e V
c) II e V
d) I, II e IV
e) II, III, IV e V
5.Sabemos das lutas de Santo Agostinho contra as heresias,especialmente no que tange às suas interpretações do sentido histórico da religião cristã. Uma destas heresias foio Pelagianismo.Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo: Segundo Santo Agostinho, em que consiste o erro a que essa heresia conduz? *
3 pontos
a) Todos os seres humanos são hereges.
b) Se não há pecado original, então tampouco pode haver a missão salvadora de Jesus Cristo.
c) O ser humano é mau por natureza, não por escolha.
d) Deus, ao criar o ser humano, também criou o mal.
e) Não há como superar o mal.
6.. (Enem PPL 2016) Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles – até então vista sob suspeita pela Igreja –, mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período. A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélica . *
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro:Zahar, 2005
5 pontos
a) valorizar a investigação científica, contrariando certos dogmas religiosos.
b) declarar a inexistência de Deus, colocando em dúvida toda a moral religiosa.
c) criticar a Igreja Católica, instigando a criação de outras instituições religiosas.
d) evocar pensamentos de religiões orientais, minando a expansão do cristianismo.
e) contribuir para o desenvolvimento de sentimentos antirreligiosos, seguindo sua teoria política.
Respostas
Resposta:
Explicação:.
5- Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos
filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema.
Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo
Agostinho, sobre a relação fé e razão, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: “Credo
ut intelligam” (Creio para entender). A partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos
universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras:
I – O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que,
retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o
cristianismo durante a Idade Média.
II – O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia
escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo
exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja.
III – Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo da nossa mente, expresso por um
nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade
específica correspondente.
IV – No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que
não existem na realidade, nem são meros nomes.
V – De acordo com a teoria da iluminação de Santo Agostinho, o ser humano recebe de Deus o
conhecimento das verdades eternas. Tal como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar
correto. Em verdade, Agostinho não conflita a fé com a razão, sendo esta última auxiliar