ATIVIDADE 1 – Leia o trecho abaixo:
“Em 1900, São Paulo já era a “metrópole do café” e tinha em seu centro um “nó de ferrovias”. Fazen-
deiros continuavam a chegar com seus filhos: agora empresários, médicos, engenheiros. [...]
VEIGA, E.; BRANDALISE, V. H. Estadão.
Por que o centro da cidade de São Paulo era um “nó de ferrovias”? E a cidade era a “metrópole do café”?
ATIVIDADE 2 – Que fatores ajudam a explicar a concentração industrial no Sudeste no início do processo
de industrialização do Brasil?
me ajude!
Respostas
Resposta:
XIX o café era muito vendido para a riqueza do país, fazendo com que fosse necessário canais ferrovias para poder transporta-lo e também transportar as pessoas que saíram do campo pra vir para a cidade
Explicação:
1) Porque a cafeicultura do início do século XX gerou riquezas que foram fundamentais na construção de ferrovias em toda a cidade de São Paulo. Desse modo, as ferrovias eram essenciais para o escoamento (distribuição) de todo o café que era produzido pelos grandes fazendeiros da época.
Partindo desse fato histórico, o termo “metrópole do café” era usado para representar os avanços sociais e econômicos - que atraíam muita gente de fora da cidade - que foram proporcionados pelo plantio e comercialização do café em todo o estado paulista.
2) Os principais fatores da concentração industrial na Região Sudeste no Brasil são representados por:
política - muito por conta do período conhecido como Brasil do Café com Leite, onde os políticos que mais se destacavam eram dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
concentração populacional - desse modo, a fabricação das indústrias era voltada para atender às necessidades de outras empresas (com matérias-primas) e dos consumidores em geral (roupas, alimentos, outros).
recursos naturais - que foram essenciais para o surgimento das primeiras siderúrgicas no estado de São Paulo. Ainda, vale destacar que as chuvas foram (e ainda são) essenciais para o fornecimento de água para as indústrias e demais organizações da sociedade.
mão-de-obra disponível - a partir da década de 1960, o Brasil também contava com mão-de-obra estrangeira (como os italianos e japoneses) na atividade industrial.
Aprenda mais sobre esses temas em:
https://brainly.com.br/tarefa/25099560
https://brainly.com.br/tarefa/26168258
Até a próxima!