• Matéria: História
  • Autor: juliamariah46
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual é a importância de uma iniciativa como a do Museu da Pessoa?


juliamariah46: eu vendo o tempo passar e ninguém me respondendo: fui tapeado!

Respostas

respondido por: josuemoulin
1

Resposta:

O Museu da Pessoa é um museu virtual [1] e colaborativo de histórias de vida fundado em São Paulo, em 1991.[2] Desde sua origem tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade.[3] No Museu da Pessoa, além de visitante, toda pessoa pode também tornar-se parte do acervo ao registrar sua história de vida, assim como também ser um curador, na medida em que pode publicar suas próprias coleções de histórias, imagens e vídeos.[4]

A missão do Museu da Pessoa é reunir depoimentos que transformem as histórias de vida de toda e qualquer pessoa, anônima ou não, em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos. As histórias não são integradas de um caráter investigativo ou estabelecimento de leis; têm por intuito esclarecer e descrever acontecimentos vividos.[5]

Em 24 anos de história, o Museu da Pessoa inspirou a construção de três museus fora do Brasil (Portugal,[6] Canadá e Estados Unidos[7]) e liderou campanhas e internacionais para a valorização de histórias de vida. Nosso acervo conta atualmente com mais de 15 mil depoimentos em áudio, vídeo e textos e cerca de 70 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões de brasileiros e brasileiras. [8] Trata-se de um legado diferenciado da história do país. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura.  

Convênios e intercâmbios com universidades e organizações da sociedade civil garantem que o material coletado em suas pesquisas contribua para a democratização da memória. Garantem também que sua metodologia, a Tecnologia Social da Memória,[9] seja utilizada hoje por professores e alunos do ensino fundamental, comunidades e instituições, permitindo que cada pessoa e grupo torne-se um autor da história de sua própria comunidade.

O Museu da Pessoa acredita que valorizar a diversidade cultural e a história de cada pessoa como patrimônio da humanidade é contribuir para a construção de uma cultura de paz.

ta ai o ;-; em

e nois ;-; -_____-


martanogueira34: omg
Perguntas similares