Respostas
Resposta:
Explicação:
As principais características que identificam os mamíferos são as glândulas mamárias e a presença de pelos no corpo. As glândulas mamárias são produtoras de leite, um alimento fundamental para o desenvolvimento dos filhotes que acabam de nascer. A quantidade de glândulas mamárias está associado diretamente com o tamanho da ninhada. O leite é um alimento tão completo para os filhotes que eles podem ficar vários dias só tomando o leite. Do leite de outros animais (vaca, cabra, búfala) o ser humano utiliza como bebida e para fabricar vários outros alimentos (manteiga, queijo, creme de leite, etc.).
Podemos dividir os mamíferos em dois grandes grupos:
MAMÍFEROS PROTOTÉRIOS: são ovíparos. Como exemplo temos os monotremados (equidina e ornitorrinco). Os filhotes nascem de ovos e após o nascimento, bebem leite!
MAMÍFEROS TÉRIOS: são vivíparos e divididos em dois grupos:
-Placentários mamíferos (cão, gato, rato, cavalo, leão, girafa, etc.) cujo embrião cresce dentro do corpo da mãe, no útero, onde recebe nutrição através da placenta que liga o corpo da mãe com o do embrião. Ao invés de incubação (como nos peixes, anfíbios, repteis e aves), o processo de crescimento embrionário nos mamíferos é chamado de gestação. Sua duração varia conforme a espécie: 21 dias num rato e 22 meses num elefante. Diz-se que a fêmea gestante está grávida ou prenhe. Pelo fato do desenvolvimento ocorrer dentro do corpo da mãe, o tamanho da ninhada não é grande como no caso das centenas ou milhares de filhotes de vertebrados (peixes e anfíbios) que praticam a fertilização externa. E nós seres humanos? Quem disse que somos mamíferos placentários acertou! Até o nascimento, você foi gestado dentro da barriga da sua mãe durante 9 meses! Depois nasceu e mamou o leite materno, pelo menos uns 6 meses.
-Marsupiais: as fêmeas possuem uma bolsa chamada marsúpio, dentro da qual estão as glândulas mamárias produtoras de leite. A gestação é muito curta e os filhotes completam o desenvolvimento embrionário dentro do marsúpio até o desmame. Exemplo de marsupiais: canguru, coala, diabo-da-tasmanha, gambá,etc.