Schellack (2014, p. 94) nos traz que “a ansiedade está associada a um excesso nas concentrações de serotonina e noradrenalina nas sinapses centrais do cérebro”. Para o tratamento da ansiedade, existe uma classe de fármacos que age seletivamente nos receptores GABAA. Esses fármacos “aumentam a resposta do GABA ao facilitar a abertura dos canais de cloro ativados pelo GABA. Eles se ligam especificamente a um ponto regulador do receptor, distinto dos pontos do GABA, e atuam alostericamente para aumentar a afinidade do GABA pelo receptor” (RANG et al., 2016, p. 1258).
SCHELLACK, G. Farmacologia: uma abordagem didática. 2. ed. São Paulo: Fundamento Educacional, 2014. p. 94.
RANG, H. P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 1258.
Com relação ao mecanismo de ação apresentado acima, marque a alternativa que apresenta a classe de fármacos correspondente.
Hipnóticos.
Antidepressivos.
Antiepiléticos.
Agonistas de receptores 5-HT1A.
Benzodiazepínicos.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Benzodiazepinicos
Explicação:
respondido por:
4
A classe de fármacos descritos na questão são os benzodiazepínicos que são usados em diferentes situações, desde a sedação de um paciente até o controle de quadros de ansiedade em ansiosos (alternativa E).
Os benzodiazepínicos são fármacos depressores do sistema nervoso central. Existem representantes desta classe que podem ser utilizados como anticonvulsivantes, anestésicos, hipnóticos e ansiolíticos.
Porém, os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos muito antiga, e hoje em dia existem outros medicamentos como os que agem na recuperação de serotonina.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24147659
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás