• Matéria: Artes
  • Autor: danilowercore
  • Perguntado 5 anos atrás

Os acidentes ofídicos representam sério problema de saúde pública nos países tropicais pela frequência com que ocorrem e pela morbi-mortalidade que ocasionam. Existem no mundo aproximadamente 3000 espécies de serpentes, das quais 10 a 14% são consideradas peçonhentas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que ocorram no mundo 1.250.000 a 1.665.000 acidentes por serpentes peçonhentas por ano, com 30.000 a 40.000 mortes. A mortalidade dos acidentados varia nas diferentes regiões do mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem entre 19 mil a 22 mil acidentes ofídicos por ano. Existem aproximadamente 250 espécies de serpentes, sendo que destas, 70 são peçonhentas. A maioria destes acidentes deve-se a serpentes do gênero Bothrops (jararaca, jararacuçu, urutu e outros) e Crotalus (cascavel), sendo raros os produzidos por Lachesis (surucucu, surucutinga) e Micrurus (coral). Algumas ações podem ser tomadas para minimizar este tipo de acidente com animal peçonhento. Sobre as ações que podem ser tomadas para evitar acidentes com animais peçonhentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas​

Respostas

respondido por: leidejessica14
3

Resposta:

v-v-v-f-f

Explicação:

( v ) Evitar andar descalço, pois as porções inferiores do corpo (pés e pernas) são os locais mais atingidos nas picadas; o uso de botas é aconselhado nos locais de ocorrência de ofídios.

( v ) Observação cuidadosa ao caminhar em locais de mata e capinzais, área na qual podem ser encontradas serpentes.

( v ) Uso de luvas resistentes (raspas de couro) para determinadas atividades laboratoriais e de trabalho de campo. Cobras gostam de abrigar-se em locais quentes, escuros e úmidos, cuidado ao revirar montes de lenhas ou inspecionar buracos na terra com as mãos desprotegidas.

( f ) Onde há rato, não há cobra.

( f ) A criação de determinadas aves afiófagas (como gansos, emas, dentre outras) ajuda a aumentar o número de serpentes.

Perguntas similares
6 anos atrás