A teoria estruturalista representa um desdobramento da teoria da burocracia e uma leve aproximação à teoria das relações humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal. São consideradas origens da teoria estruturalista:

I – Oposição entre a teoria tradicional e das relações humanas: a teoria estruturalista pretende ser uma síntese da teoria clássica (formal) e da teoria das relações humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx.
II – Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: uma unidade grande e complexa, em que interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que podem se incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir lucros da organização).
III – A influência do estruturalismo nas ciências sociais: sua influência e repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo teve forte influência na filosofia, na psicologia, na antropologia, na matemática, na linguística, chegando à teoria das organizações.
IV – Novo conceito de estrutura: o conceito de estrutura é bastante antigo. Estrutura é o conjunto informal de dois ou mais elementos e que pode alterar-se, seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura é volátil com a alteração de um de seus elementos ou relações.

Assinale a alternativa correta:

Todas as assertivas estão corretas.

Apenas a assertiva IV está incorreta.

Apenas a assertiva II está incorreta.

Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Apenas a assertiva I está correta.

Respostas

respondido por: badi
6
Apenas a assertativa IV esta incorreta
Perguntas similares