Enquanto a teoria clássica caracteriza o “homo economicus” e a teoria das relações humanas, “o homem social”, a teoria estruturalista focaliza o “homem organizacional”, ou seja, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações. Na sociedade das organizações, moderna e industrializada, aparece a figura do “homem organizacional”, que participa simultaneamente de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:

I – Flexibilidade: em face das constantes mudanças que ocorrem da vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar à inversão, aos bruscos desligamentos das organizações e aos novos relacionamentos.
II – Intolerância às frustrações: deve-se sempre colocar os interesses pessoais sobre os interesses estruturais, pois o motivacional é conquistado com a prática da valorização pessoal de cada colaborador.
III – Capacidade de adiar as recompensas: e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
IV – Permanente desejo de realização: garantidas a conformidade e cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso a posições de carreira dentro da organização, proporcionando recompensas e sanções sociais e materiais.

Assinale a alternativa correta:

A assertiva IV está correta.

As assertivas I e II estão incorretas.

A assertiva II está incorreta.

A assertiva I está incorreta.

As assertivas I e III estão corretas.

Respostas

respondido por: gramosajoiarara
6
SOMENTE A II ESTA INCORRETA
Perguntas similares