• Matéria: Biologia
  • Autor: davigussuli
  • Perguntado 5 anos atrás

A síndrome metabólica (SM) é um distúrbio que representa um conjunto de alterações metabólicas, sendo capaz de desencadear outras doenças, como o diabetes mellitus (DM), doenças cardiovasculares (DCV) e esteatose hepática. Existem alguns pontos de cortes para fechar o diagnóstico do paciente com SM, entre eles: glicemia em jejum: >110 mg/dL; triglicerídeos >150 mg/dL; HDL colesterol: homens <40 mg/dL; mulheres <50 mg/dL; pressão arterial: PA sistólica ≥130 mmHg ou PA diastólica ≥85 mmHg e circunferência da cintura _______ cm em homens e _______ em mulheres.

GOMES, A. P. O.; BOTELHO, P. B. Síndrome metabólica. In: ROSSI, L.; POLTRONIERI, F. Tratado de Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. p. 802-813.

Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas e justifica o risco dos valores apresentados.
a) <102 cm em homens e < 90 cm em mulheres, pois o fenótipo do indivíduo também influencia sobre o mecanismo de metabolização e nas reações orgânicas que ocorrem. Este processo pode interferir sobre a deposição de gordura na região da cintura .
b) ≥102 cm em homens e ≥ 88 cm em mulheres, pois a relação cintura-quadril avalia a concentração de gordura presente na região, juntamente, com outros métodos. O ideal é que esteja em valores menores, proporcionalmente, reduzindo os níveis inflamatórios do organismo e do surgimento de doenças.
c) <102 cm em homens e < 88 cm em mulheres, porque valores acima destas referências podem representar uma maior necessidade de metabolização do organismo e um aumento energético das reservas armazenadas na forma de gordura.
d) ≥150 cm em mulheres e < 70 cm em homens, porque valores acima destes já representam riscos leves para o desenvolvimento de doenças metabólicas, especialmente quando considera-se o fato da gordura interferir sobre o funcionamento do sistema imunológico .
e) < 100 cm em homens e < 70 cm em mulheres, pois os valores acima de três podem indicar risco para o extravasamento dos líquidos intersticiais e a relação do aumento de adipócitos na região.

Respostas

respondido por: jungsimone
5

Resposta:

≥102 cm em homens e ≥ 88 cm em mulheres, pois a relação cintura-quadril avalia a concentração de gordura presente na região,  juntamente, com outros métodos. O ideal é que esteja em valores menores, proporcionalmente, reduzindo os níveis inflamatórios do organismo e do surgimento de doenças.

Explicação:

Para o indivíduo ser diagnosticado com síndrome metabólica é necessário atender três critérios associados, uma vez que este distúrbio também está interligado com o quadro de obesidade abdominal. Neste aspecto, a partir das medidas excessivas associadas. A gordura deve ser avaliada, em relação a sua qualidade e composição, por meio de outros exames, como a bioimpedância, por exemplo. Em quantidades ideais, a gordura pode ajudar a proteger do frio e isola os órgãos contra impactos, mas em excesso pode abrir oportunidades para diversas doenças.

Perguntas similares