a) O que ocorria com os bebês roubados de pais considerados subversivos pelo
Regime Militar argentino?
b) Como se deu o sequestro de Marcos?
c) Reflita e opine: como você avalia o trabalho desenvolvido pelas Mães e Avós da
Praça de Maio?
d) Em dupla. Debatam, reflitam e respondam: como é viver sob uma ditadura?
Respostas
Resposta:
Bebês eram levados dos país e entregues a apoiadores do governo militar.
Explicação:
havia uma política sistemática para que os bebês nascidos dos "subversivos" mortos nos centros de detenção clandestinos fossem entregues para ser criados por famílias de militares.
(isso no governo do Videla, nos anos de chumbo /1983/)
Explicação:
C)Elas são uma associação de mulheres, formada durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983), que se reuniam na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, inicialmente para exigir notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura.
Alguns pais, considerados subversivos, tiveram seus filhos retirados de sua guarda e colocados para a adoção durante os cinco anos que durou o golpe de estado. Quando a ditadura acabou, muitos filhos estavam sob a guarda de famílias de militares.
Quando ficou estabelecido quem foram os responsáveis dos crimes de lesa humanidade e conseguiram que eles fossem responsabilizados, o movimento continuou com o que elas entendiam ser "a luta que tentaram levar a cabo os seus filhos", mediante a mesma associação, com sua própria rádio, uma universidade (UPMPM), um programa de televisão, um café literário, um plano de casas sociais e uma creche infantil.
"Alerta! Alerta! Alerta que estan vivos, todos los ideales de los desaparecidos"
Um dos símbolos do movimento era esse lencinho que elas usavam na cabeça que acabou virando uma logomarca e pode ser visto em pinturas no chão da praça de maio.
D)Resposta:Viver sobre uma ditadura deve ser horrível eu vejo pessoas sofrendo demais com isso.
LETRA B TÁ NO 2° PARÁGRAFO DO SEU TEXTO DPS DO PRIMEIRO PONTO
a) Segundo o texto, os bebês roubados filhos dos pais subversivos do Regime Militar argentino, ou seja, os que não apoiavam o governo, eram sequestrados e entregues as famílias apoiadoras da Ditadura Militar no país, para que fossem criados sem o conhecimento sobre os seus devidos pais.
b) Marcos Eduardo Ramos foi sequestrado no norte da Argentina, juntamente com sua mãe e irmão, situação em que seu irmão mais velho conseguiu escapar do abrigo onde foi colocado, Marcos, porém, um bebê de cinco meses ficou em posse dos sequestradores.
c) O trabalho das Mães e Avós da Praça de Maio é louvável, pois muitos filhos desaparecidos no período militar argentino foram resgatados e voltaram ao convívio de seus familiares.
d) Viver sob uma ditadura é maléfico a medida em que o tolhimento da liberdade é utilizado como intimidação, e muitas vezes a violência é uma aliada dessa forma de governo, pois a oposição às suas ideias não é bem-vinda.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/24713164
Bons estudos!