Escreva 10 tipos atividades físicas que dão sustentação e fortalecimentos dos músculos que dão sustentação para a coluna e cite os nomes de cada um dos músculos
Respostas
Resposta:
1. Abdominal na barra
Indicado para pessoas que já tenham um bom nível de treinamento, pois uma força muscular insuficiente pode impedir a execução correta do exercício. O trabalho, aqui, fica mais concentrado na porção inferior do abdômen.
Ao levantar-se as pernas até a posição horizontal, os músculos anteriores do quadril acabam trabalhando mais do que os abdominais, que participam na elevação das pernas acima da linha do horizonte e dependem desse erguimento simultâneo do quadril.
O exercício é interessante para os corredores porque auxilia nos movimentos dos músculos das coxas.
2. Prancha abdominal
Fundamental para o trabalho dos músculos do core, a prancha é um exercício estático que trabalha principalmente os abdominais, em especial o reto abdominal e seus sinergistas.
Altamente funcional, a prancha abdominal usa da ação da gravidade na carga do exercício, acompanhando o nível de treinamento e fase de periodização para aumento do tempo de execução e redução do tempo de descanso.
3. Ponte (elevação pélvica)
A elevação pélvica é um movimento bastante usado nos treino de glúteos, estrutura que também faz parte do core. Eles ajudam na estabilização dos movimentos e na manutenção da postura adequada.
O exercício também foca nos músculos paravertebrais, de vital importância para o fortalecimento do core. Ele pode ser feito tanto de maneira dinâmica quanto estática. No movimento estático, entretanto, a ênfase maior será nos músculos lombares.
Também é possível executar o movimento com apenas um pé apoiado no solo, aumentando a necessidade de estabilização, ou com um bosu, criando maior instabilidade.
4. Rotação lateral na polia
A rotação lateral na polia tem como principal foco o desenvolvimento dos músculos abdominais laterais. Conhecidos como oblíquos, eles são fundamentais para a manutenção adequada da postura durante a corrida.
O exercício permite trabalhar com uma ampla variedade de cargas, adaptadas às necessidades do praticante.
Aos corredores, vale a regra: maior carga se o mesociclo de corrida estiver trabalhando com força, e menor carga e mais repetições se o trabalho for com resistência.
A rotação lateral na polia, porém, não é indicada para pessoas com problemas da coluna, como hérnia de disco.
5. Abdominal com rotação na polia alta
O trabalho nos músculos oblíquos e no reto abdominal é o principal foco desse exercício – altamente funcional para qualquer corredor. Aqui, como na rotação lateral na polia, é possível controlar a carga para usá-la de maneira específica em cada fase do treinamento.
6. Abdominal no banco declinado
Esse exercício aumenta a exigência de estabilização e força dos músculos do core, uma vez que, na porção final do movimento, não há apoio para o dorso. Assim, a prática é indicada para pessoas com bom controle muscular e que precisam fortalecer ainda mais a região central do tronco.
7. Flexão lombar no solo
Nos treinos para os músculos do core, os exercícios voltados aos músculos lombares são obrigatórios. A flexão lombar, por exemplo, trabalha tanto a coluna lombar quanto o tronco e as pernas.
A prática pode ser feita de maneira dinâmica, com movimentos contínuos, ou, dependendo do objetivo, o aluno pode ir até o ponto final da extensão e manter esta posição por um determinado tempo.
8. Abdominal remador
O abdominal remador trabalha as porções superior e inferior do abdômen de maneira direta. Por isso, é um movimento muito recomendado nos treinos de core. Multiarticular, o exercício desenvolve resistência muscular localizada.
Entenda o que a educação continuada pode fazer por você! Com ela, você vai estar por dentro dos temas mais atuais da sua área de atuação de forma prática, fácil e com conteúdos desenvolvidos por profissionais renomados e grandes instituições.
eu só achei 8, mas espero ter ajudado!!