• Matéria: História
  • Autor: barbiebuttefly
  • Perguntado 5 anos atrás

5)A eleição indireta ou seja sem a participação do povo, elegeu Tancredo Neves que trazia o fim do regime militar. Mas sua morte, antes da posse, trouxe frustrações e incertezas. Assume o Governo, José SARNEY (1985-1989) . Por decisão do Congresso Nacional, algumas leis autoritárias do regime militar foram revogadas deixando de existir. ASSINALE as ALTERNATIVAS CORRETAS no que se refere as LEIS AUTORITÁRIAS que foram revogada: *

10 pontos

a)( ) Fim da censura aos meios de comunicação;

b) ( ) Controle direto dos meios de comunicação pelo DIP Departamento de Imprensa e Propaganda;

c) ( ) Direito de realizar greves;

d)( ) Garantia de direitos de violência pelo uso de armas contra os opositores do governo ;

e)( ) Proibição da Liberdade de expressão;

f) ( ) Liberdade para criar partidos políticos.

me ajudem por favor

Respostas

respondido por: marielicallai
1

Resposta:

A sessão que lembrou o centenário do nascimento de Tancredo Neves foi comandada pelo presidente do Senado, José Sarney. Em 1985, Sarney foi eleito vice-presidente da República na chapa de Tancredo e assumiu a presidência em seu lugar.

Tancredo de Almeida Neves (PMDB-MG) foi escolhido pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, em eleição indireta na qual derrotou o candidato do PDS, o deputado Paulo Maluf (SP). Porém, na véspera de tomar posse, em 14 de março daquele ano, Tancredo foi internado em estado grave, no Hospital de Base de Brasília, e Sarney assumiu o cargo.

Depois de ser submetido a sete cirurgias — duas realizadas em Brasília e outras cinco em São Paulo —, o político mineiro morreu no dia 21 de abril de 1985, na capital paulista, vítima de câncer.

A eleição de Tancredo marcou o rompimento de quase 21 anos de regime militar no País, a partir de 31 de março de 1964. A chapa de Tancredo e Sarney, a Aliança Democrática, foi formada após a derrota no Congresso, em abril de 1984, da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Explicação:

Perguntas similares