Atividade 5 Univesp - Politicas Educacionais.
Pergunta 1
Segundo a autora estudada (VEIGA, 1998), o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal em busca:
a) da divisão de poderes, apenas.
b) de qualquer tipo de gestão
c) da própria gestão.
d) da qualidade do ensino.
Pergunta 2
Segundo a autora estudada (VEIGA, 1998), se o sentido etimológico da palavra projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa “lançar para diante”, todo projeto supõe [ ??? ] com o presente e [???? ] para o futuro.
[promessas/compromisso/ajustes/rupturas/plano/]
[rupturas/promessas/reajustes/tempo/compromisso/]
Pergunta 3
São princípios norteadores da escola democrática que devem ser abordados no Projeto Político-Pedagógico, exceto:
a) Qualidade.
b) Liberdade.
c) Gestão democrática.
d) Igualdade.
e) Valorização dos conteúdos.
Pergunta 4
O calendário escolar determina: os dias letivos, o início e o fim do ano, as férias e o período escolar, entre outras funções, e constitui um dos sete elementos básicos do Projeto Político-Pedagógico. Qual seria esse elemento?
a) Estrutura organizacional.
b) Tempo escolar.
c) Organograma.
d) Finalidades.
e) Currículo
Pergunta 5
Tanto o processo de decisão quanto as relações de trabalho podem ser observados em um organograma. Assim, no Projeto Político-pedagógico, quanto mais verticalizadas são os organogramas das escolas, menos as relações de poder são distribuídas, configurando um modo centralizador de gestão escolar. Essa afirmação é:
a) em parte incorreta.
b) totalmente correta.
c) totalmente incorreta.
d) em parte correta.
Respostas
Resposta:
qualidade do ensino
rupturas promessas
valorização de conteúdo
tempo escolar
totalmente correta
Explicação:
nota dez
1º) A qualidade do ensino (alternativa D) é o foco das politicas educacionais, ao menos em teoria.
O que essas politicas buscam é garantir que haja menos desigualdade entre as crianças na questão educacional, aumentando a escolaridade de modo geral e aumentando o nível intelectual do Brasil.
A qualidade educacional não se relaciona apenas a conteúdo, mas sim a métodos de ensino, objetivo do ensino, acesso a níveis maiores de ensino e uma educação para a vida, que ensina a criança a ser uma boa pessoa e cidadã.
2º) Lançar as políticas para o futuro significa rupturas com as ideias presentes e promessas para o futuro.
Os políticos tendem a buscar agir de forma muito rápida, caso contrario eles protelam os planos para o futuro e fazem promessas, alguns teóricos falam que esse comportamento se deve ao fato de que, em uma democracia, o tempo de governo é relativamente curto, e por ser curto os políticos fazem coisas que chamam mais atenção.
Um bom exemplo é a segurança pública, os investimentos em uma polícia ostensiva é bem maior do que em uma polícia inteligente.
Da mesma forma ocorre na educação, saúde e em outras áreas.
3º) A valorização de conteúdo (alternativa E) não é um dos princípios norteadores abordados no Projeto Politico Pedagógico, na realidade o conteúdo dado em sala de aula é um dos menores focos.
A busca por qualidade, igualdade, liberdade e por uma gestão democrática é que são os focos principais do PPP, mas é preciso também que haja atenção ao conteúdo para que os alunos aprendam coisas importantes de fato.
A escola deve adotar no seu próprio planejamento medidas que facilitem ou melhorem de alguma forma o acesso ao conteúdo educacional e que integre os pais e a sociedade no processo educativo.
4º) O tempo escolar (alternativa B) é que é o calendário escolar.
Um calendário escolar prevê toda a atividade educacional, como ela será feita, os dias, os feriados, um período de reposição de aula, provas, testes, trabalho e até mesmo eventos ao longo do ano letivo.
Uma boa gestão escolar é capaz de produzir um planejamento completo e com um calendário fácil de ser cumprido, além disso, é preciso que haja uma certa flexibilidade no calendário para o caso de eventuais mudanças inesperadas e surgimento de novas demandas.
5º) A afirmação está totalmente correta (alternativa B) um organograma verticalizado institui nichos de poder, não dividindo o poder, mas centralizando toda a tomada de decisão nas mãos de poucas pessoas.
Uma gestão escolar democrática vai justamente em um caminho contrário, o organograma é horizontal e existem várias pessoas com a mesma quantidade de poder.
Além disso, o poder é inclusivo e houve todos os interessados, os alunos, pais e demais funcionários, é por isso que surgem conselhos de classe, de funcionários e até de pais
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16235250
https://brainly.com.br/tarefa/16239093
https://brainly.com.br/tarefa/17308755
https://brainly.com.br/tarefa/16239093
https://brainly.com.br/tarefa/24727871