Respostas
Resposta:
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
Explicação:
O Humanismo corresponde a um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento.
Como o próprio nome revela, o Humanismo foi um movimento literário com ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o homem. O termo vem do latim “humanus”, que quer dizer “humano”.
O Humanismo surgiu na Europa, e foi marcado também pelas produções literárias como as prosas doutrinárias, a poesia palaciana e as crônicas historiográficas.
Entre os autores do Humanismo estão Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, Jorge de Aguiar, João Roiz de Castel-Branco, Jorge d' Aguiar, Aires Teles, Gil Vicente, entre outros.
As características do humanismo estão espalhadas pelos diversos ramos artísticos, como a literatura, a pintura e a escultura.
Na literatura, se destacam Francesco Petrarca com obras como “Cancioneiro e o Triunfo”, “Meu Livro Secreto” e “Itinerário para a Terra Santa”; Dante Alighieri com “A Divina Comédia”, “Monarquia” e “O Convívio”; Giovanni Boccaccio com “Decameron” e “O Filocolo”; Michel de Montaigne com “Ensaios” e Thomas More com as obras “A Utopia”, “A Agonia de Cristo” e “Epitáfio”.
Na pintura se destacam:
• Leonardo da Vinci: A Última Ceia, Mona Lisa e Homem Vitruviano.
• Michelangelo: A Criação de Adão, Teto da Capela Sistina e Juízo Final.
• Raphael Sanzio: Escola de Atenas, Madona Sistina e Transfiguração.
• Sandro Botticelli: O Nascimento de Vênus, A Adoração dos Magos e A Primavera.
Na escultura se destacam:
• Michelangelo: La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges
• Donatello: São Marcos, Profetas e Davi