• Matéria: Português
  • Autor: nathan10muitoloko
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões. O obscurantismo do Século 21 Movimentos antivacinas, negação das mudanças no clima, terraplanistas. Tais retrocessos vêm da confusão entre o que é opinião e o que é fato. O obscurantismo do Século 21 é um fenômeno global. Para alguns arautos da irracionalidade, aliás, a palavra "global" nem faz sentido. É o caso dos terraplanistas, que seguem colecionando adeptos. Em outubro de 2018, um grupo de "pesquisadores" terraplanistas foi recebido por deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, onde ganharam uma homenagem por seus "estudos" sobre a forma do nosso planeta. O terraplanismo é folclórico. Rende risadas. Mas o fato de sandices como essa ganharem popularidade não tem a menor graça. Por duas razões. Primeiro porque trata-se de um sintoma de que parte significativa da população viva hoje desconhece fatos objetivos sobre o mundo – como a lei da Gravitação, que os terraplanistas dizem ser uma farsa. Segundo, porque estamos descobrindo que quase ninguém sabe distinguir fatos de opiniões – você simplesmente não pode ter uma "opinião" sobre o formato da Terra ou sobre a existência da gravidade. Isso pertence ao reino dos fatos. O pior, de qualquer forma, é que isso definitivamente não se aplica só a conceitos como o formato da Terra. Uma pesquisa do Pew Research Center, feita em 2018, entrevistou 5.035 americanos adultos selecionados aleatoriamente pela internet. Tudo que eles tinham de fazer era ler dez frases simples e apontar se eram armações factuais ou opiniões. Apenas 26% foram capazes de apontar corretamente as cinco factuais e só 35% conseguiram identificar corretamente as cinco que eram opinativas. Resumindo a ópera, três em cada quatro americanos não sabem separar fato de opinião. Poucos acreditariam que no Brasil a situação seja muito melhor. E isso explica muita coisa. Ou você nunca ouviu alguém dizer por aí, pelas redes sociais, quando encurralado pelos fatos, que "essa é a minha opinião", como forma de encerrar um debate? A partir do momento em que as pessoas se sentem à vontade para desconectar suas opiniões dos fatos objetivos, temos um problema grave. A Terra plana é entretenimento, mas e o movimento antivacinas? A Europa viu um aumento de 400% no número de casos de sarampo em um ano - de 5.273 em 2016 para 21.315 em 2017. E mesmo quando defensores do movimento antivacinas são confrontados com esses números, e com a explicação clara de como vacinas funcionam e de como simplesmente não há
evidência de que elas possam causar os males que se atribuem a elas, ainda assim eles podem se esconder por trås de teorias conspiratórias sobre a "malėvola indústria farmacêutica". E, claro, quando não houver outro recurso, parte-se para um “mas essa é a minha opinião". Eita. Salvador Nogueira




Questão 01 - A partir da leitura do texto: “O obscurantismo do Século 21”, de Salvador Nogueira, é possível notar que: *
(A) o autor é a favor do movimento terraplanista e do movimento antivacinas, pois a sociedade precisa se libertar da influência midiática.
(B) o autor é contra o movimento terraplanista, contudo demonstra os efeitos positivos do movimento antivacinas, como o aumento dos casos de sarampo na Europa.
(C) o autor defende uma necessidade de união dos conceitos “opinião” e “fato”, afinal, são sinônimos, pois a opinião de um indivíduo é sempre um fato.
(D) o autor defende uma necessidade da separação dos conceitos “opinião” e “fato”, informando que a sociedade não consegue diferenciar o sentido dessas duas palavras.
(E) o autor defende que não se pode refutar a opinião do outro, afinal, expressar a opinião é um direito constitucional no Brasil.

Questão 02 - A partir da leitura do texto “O obscurantismo do Século 21”, de Salvador Nogueira, é possível notar que a palavra “obscurantismo”, presente no título, está relacionada: *
(A) ao estado de quem se encontra na escuridão, de quem está privado de luz. Portanto, faltaria clareza para as opiniões bem construídas dos entrevistados.
(B) à alta instrução da população, que, mesmo sabendo a diferenciação de “fatos” e “opiniões”, escolhe apenas expressar suas opiniões.
(C) ao fato de não ser um fenômeno global, pois a palavra “global” nem faz sentido, já que a Terra é plana.
(D) ao fato de os governantes esconderem informações importantes como a Terra ser plana e as vacinas serem prejudiciais à saúde.
(E) à falta de instrução e à presença da ignorância de quem está privado da luz da razão. Devido a isso, nota-se a existência de movimentos irracionais como terraplanismo e antivacinas.



nathan10muitoloko: só essas mesmo
pedromadeira545: 21998387768
paulateixeirad79: 21998174084

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
5

1- A alternativa que traz a informação correta sobre o que é notado no texto, O obscurantismo do Século 21, é a letra D.

 

No texto autor expõe seu argumento, justificando que para ele as palavras "fato" e "opinião" deveriam ter seus sentidos e significados trabalhados de formas isoladas. Pois para o mesmo,  a sociedade não compreende que são palavras diferentes.

 

2- O autor defende a falta de clareza dos entrevistados pelo viés da ignorância e falta de instrução, como é mostrado na letra E.

 

Para o autor muitas pessoas devido a falta de instrução, não tinham uma visão clara das coisas e não formavam sua própria opinião.  Mas outras agiam de forma não crítica por ignorância.

Perguntas similares