1) Na passagem “Como meus olhos eram limpos” (linha 9), o homem se surpreende por:
a. Perceber como era inocente.
b. Seus olhos em tão pouco terem escurecido.
c. Pela sujeira que embaça os seus olhos nos dias atuais.
d. Suas lágrimas limparem seus olhos.
Respostas
A alternativa correta é representada pela letra (A).
Letra A: Perceber como era inocente.
Texto-base: História estranha, de Luis Fernando Veríssimo.
Nesse texto, o autor quis mostrar que, com o passar dos anos, o ser humano vai perdendo a inocência. Desse modo, o homem com quarenta e poucos anos já não era tão inocente quanto na época da infância (com 7 anos de idade).
Ao falar “Como meus olhos eram limpos”, o personagem quis dizer que, quando criança, não tinha tanta malícia (para lidar com as situações da vida) para enxergar o mundo em que vivia. Dessa forma, a época de criança era baseada na inocência e no prazer pela vida.
Lute pela realização dos seus sonhos!
A alternativa correta em relação ao motivo pelo qual o autor se surpreende, na passagem “Como meus olhos eram limpos”, é a letra a) Perceber como era inocente.
O trecho referido faz parte do texto "História estranha", de Luis Fernando Veríssimo.
O objetivo desse texto é chamar a atenção para o fato de que o ser humano, ao longo da vida, vai deixando de ser ingênuo e passa a ser malicioso. O personagem, já acima dos quarenta anos, não tinha mais a inocência que se percebia quando este era ainda criança, na sua época de infância.
Quando o homem diz "Como meus olhos eram inocentes", o mesmo quer fazer referência ao fato de que ele era muito ingênuo, e não tinha a malícia necessária para lidar com qualquer situação da vida.
Veja mais sobre Luis Fernando Veríssimo em:
https://brainly.com.br/tarefa/25165944