escreva um pequeno texto sobre a constituição de 1824, procure enfatizar como eram os poderes de estado e o sistema eleitoral( 25 PONTOS PRA QUEM RESPONDER CERTO)
Respostas
A constituição de 1824 foi fundada por D. Pedro I após ele dissolver a constituição de 1823, já que a mesma diminua os poderes do imperador.
Tal projeto mantinha os três outros poderes elaborados na constituição de 1823 - os poderes executivo, legislativo e judiciário -, porém adicionava o poder moderador, exercido pelo imperador e que, na teoria, tinha o objetivo de garantir harmonia entre os dois outros poderes.
Sabemos que na prática não era bem assim. Com esse jogo poder, D. Pedro I poderia aprovar ou vetar quaisquer decisão tomara pela Assembleia geral. Com isso praticamente nada mudava, já que as decisões continuavam sendo tomadas pelo imperador.
Além disso, D. Pedro I ainda poderia dissolver a câmara dos deputados e convocar eleições, caso desejasse.
Isso foi algo que irritou muito ao povo Brasileiro, e foi um dos motivos para a sua renúncia ao trono.
Agora, especificando melhor os outros poderes, como você solicitou...
Executivo- exercido pelos Ministros de Estado. Sua função era nomear bispos e prover os benefícios Eclesiásticos, dirigir as negociações políticas com as nações estrangeiras, declarar a guerra, e fazer a paz, expedir os decretos, instruções, e regulamentos adequados á boa execução das leis e nomear magistrados
Legislativo- exercido pelo senado e pela Câmara dos deputados. Os deputados eram eleitos por meio do voto censitário, e os senadores eram eleitos pelo Imperador. Sua função era a elaboração, suspensão e revogação das leis, a decisão sobre sucessão da coroa, o estabelecimento de meios para o pagamento da divida publica e a concessão de autorização para que o governo pudesse contrair empréstimos.
Judicial- formado por juízes e jurados. Os jurados deveriam relatar os fatos, já os juízes deveriam, como o próprio nome já diz, realizar julgamentos.
Como já expliquei o moderador no texto não vou repetir, ok?
Espero ter ajudado.