Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito. A palavra de Deus é tão fecunda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz, que nos maus, ainda que não faça fruto, faz efeito; lançada nos espinhos não frutificou, mas nasceu até nos espinhos; lançada nas pedras não frutificou, mas nasceu até nas pedras. Os piores ouvintes que há na Igreja de Deus são as pedras e os espinhos. E por quê? - Os espinhos por agudos, as pedras por duras. Ouvintes de entendimentos agudos e ouvintes de vontades endurecidas são os piores que há. Os ouvintes de entendimentos agudos são maus ouvintes, porque vêm só a ouvir sutilezas, a esperar galantarias, a avaliar pensamentos, e às vezes também a picar quem os não pica.
Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios, e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quanto as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra.
E com os ouvintes de entendimentos agudos e os ouvintes de vontades endurecidas serem os mais rebeldes, é tanta a força da divina palavra, que, apesar da agudeza, nasce nos espinhos, e apesar da dureza, nasce nas pedras.
O texto acima é representativo do estilo barroco que, no Brasil, teve em Antônio Vieira, com seus sermões, um dos seus principais expoentes. Nesse fragmento, pode - se reconhecer que:
A) o autor, em sua argumentação, usa as metáforas do espinho e da pedra para referir-se àqueles ouvintes para os quais a palavra de Deus gerou frutos.
B) a sua função apelativa se manifesta pelo fato de, como componente de um sermão, ter como objeto a arte poética.
C) sua elaboração faz prevalecer o jogo de ideias, desenvolvendo o tema a partir do raciocínio lógico, o que caracteriza o chamado “cultismo”.
D) em antecipação do estilo romântico, percebem-se elementos da natureza, como as pedras e os espinhos, vinculados aos sentimentos humanos e à criação poética.
E) o autor, em dado momento, estabelece uma gradação no juízo de valor a respeito dos ouvintes caracterizados como espinhos e os identificados como pedras.
Respostas
O texto acima é representativo do estilo barroco que, no Brasil, teve em Antônio Vieira, com seus sermões, um dos seus principais expoentes.
Nesse fragmento, pode - se reconhecer que:
▪️ o autor, em sua argumentação, usa as metáforas do espinho e da pedra para referir-se àqueles ouvintes para os quais a palavra de Deus gerou frutos
➖Falso
—> a palavra de Deus não gerou frutos
▪️a sua função apelativa se manifesta pelo fato de, como componente de um sermão, ter como objeto a arte poética.
➖FALSO
—>usa a Função Emotiva ou Expressiva
Diferente da função referencial, na função emotiva por meio das emoções e da subjetividade.
▪️sua elaboração faz prevalecer o jogo de ideias, desenvolvendo o tema a partir do raciocínio lógico, o que caracteriza o chamado “cultismo”.
➖FALSO
—> o cultismo faz o jogo de ideias através da linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.
▪️em antecipação do estilo romântico, percebem-se elementos da natureza, como as pedras e os espinhos, vinculados aos sentimentos humanos e à criação poética.
Falso
—> este estilo literário pertence ao barroco
▪️o autor, em dado momento, estabelece uma gradação no juízo de valor a respeito dos ouvintes caracterizados como espinhos e os identificados como PEDRAS ▪️
➖Verdadeiro
—> As pedras são os corações duros e obstinados
—> Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias;
São nestes corações de pedras e espinhos , que se perde a palavra de Deus